Politica

Governo não recomenda isolamento para quem teve contato com caso de covid

Segundo Secretaria-Geral, não há protocolos que orientem tal ação; 108 servidores da Presidência da República foram testados positivo para novo coronavírus

Maíra Alves
postado em 07/07/2020 20:25
 (foto:  Monique Renne/CB/D.A Press)
(foto: Monique Renne/CB/D.A Press)
Segundo Secretaria-Geral, não há protocolos que orientem tal ação; 108 servidores da Presidência da República foram testados positivo para novo coronavírusApós grande repercussão do anúncio em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirma ter contraído o novo coronavírus, a Secretaria-Geral da Presidência da República divulgou, nesta terça-feira (7/7), o balanço dos procedimentos adotados no Palácio do Planalto para o combate à covid-19. Segundo a pasta, não há protocolo médico no Ministério da Saúde ou da Organização Mundial de Saúde (OMS) que ;recomende medida de isolamento pelo simples contato com casos positivos; e que os servidores deveriam buscar assistência médica apenas quando apresentarem sintomas relacionadas à doença.

Até a última sexta-feira (3/7), dos cerca de 3,4 mil servidores da Presidência da República, 108 pessoas testaram positivo para a covid-19, correspondente a 3,8%. Destes, 77 já estão recuperadas e os outros 31 casos estão em acompanhamento. De acordo com a Secretaria-Geral, mais de 90% dos casos foram assintomáticos ou apresentaram sintomas leves. Não houve mortes.

[SAIBAMAIS]Apesar de desencorajar o isolamento às pessoas que tiveram contato com casos positivos, a Secretaria-Geral ressaltou, ainda, que adota as medidas recomendadas ao enfrentamento do novo coronavírus para assegurar um ambiente de trabalho ;mais seguro possível; para todos os servidores da Presidência da República e que não há previsão de retorno dos servidores que estão em trabalho remoto para o trabalho presencial.

Orientações de prevenção

Algumas das orientações feitas aos servidores da Presidência da República para o combate ao novo coronavírus são: higienização constante das mãos, uso correto de máscaras, distanciamento social, rodízio de funcionários, intensificação da limpeza e implementação do trabalho remoto ; em especial àqueles considerados do grupo de risco.

A Secretaria-Geral divulgou também que foram adquiridos novos suportes para álcool em gel que estão distribuídos estrategicamente por todo o Palácio do Planalto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação