Politica

Alcolumbre sai em defesa de Bolsonaro: 'Respeito à vida acima de ideologia'

O presidente do Congresso Nacional criticou artigo de jornal que torce pela morte do presidente

Correio Braziliense
postado em 08/07/2020 09:49
Presidente do Congresso, o senador Davi AlcolumbreO presidente do Senado, Davi Alcolumbre, se manifestou nesta quarta-feira (8/7) sobre o resultado positivo do exame de covid-19 do presidente Jair Bolsonaro. No Twitter, o parlamentar desejou recuperação ao presidente e ressaltou o respeito, apesar das questões políticas. 

“O respeito à vida deve vir acima de qualquer questão, seja ela política, ideológica ou de qualquer ordem”, escreveu. “Não há 'consequencialismo' que deseje a morte de alguém como saída política para uma pandemia sanitária”, afirmou Alcolumbre. A declaração ocorre após o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, pedir que a Polícia Federal investigue o artigo publicado com o título "Por que torço para que Bolsonaro morra", publicado no jornal Folha de S. Paulo.

Saiba Mais

Alcolumbre destacou, em referência à pandemia do novo coronavírus, que o Brasil "já perdeu vidas demais, já sofremos demais e essas perdas são irreparáveis". E afirmou que o momento é de união. "Precisamos mais do que nunca combater o ódio e direcionar nossos pensamentos e ações para o que temos de melhor como brasileiros que somos: a empatia e a solidariedade", escreveu.

"O único extermínio que se quer, e pelo qual devemos torcer, é o do vírus. Somente o fim do coronavírus pode impedir que o Brasil chore tantas perdas e a tragédia de tantas mortes".

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Antonio Dias Toffoli, também desejou a rápida recuperação de Bolsonaro e defendeu o fim do "ódio e da intolerância". Em nota, disse que uma sociedade livre se constrói "com respeito à diversidade, elemento essencial à convivência democrática".

Leia a íntegra do comunicado divulgado por Davi Alcolubre


Nota à imprensa

Brasília, DF, 08 de julho de 2020.

O Presidente Jair Bolsonaro confirmou, nesta terça-feira (07), que testou positivo
para Covid-19. Em nome do Parlamento, estimo que sua saúde esteja logo e
prontamente restabelecida.

Ao mesmo tempo, registro minha indignação, como homem público e cidadão, com o lamentável artigo publicado no jornal Folha de São Paulo, assinado pelo jornalista Hélio Schwartsman, intitulado: “Por que torço para que Bolsonaro morra”.

Sou judeu e carrego comigo a dor da intolerância religiosa e sempre busco me posicionar de maneira firme no combate a toda e qualquer discriminação e, principalmente, contra atitudes raivosas, cheias de ódio e desprovidas de humanidade. O respeito à vida deve vir acima de qualquer questão, seja ela política, ideológica ou de qualquer ordem.

O Brasil já perdeu vidas demais, já sofremos demais e essas perdas são irreparáveis. Logo, em um momento de tamanho sofrimento, precisamos mais do que nunca combater o ódio e direcionar nossos pensamentos e ações para o que temos de melhor como brasileiros que somos: a empatia e a solidariedade.

Ainda que haja discordâncias, faculdade admissível nos regimes democráticos,
precisamos caminhar de mãos dadas com o respeito às instituições e às autoridades constituídas. Não há "consequencialismo” que deseje a morte de alguém como saída política para uma pandemia sanitária.

O único extermínio que se quer, e pelo qual devemos torcer, é o do vírus. Somente o fim do coronavírus pode impedir que o Brasil chore tantas perdas e a tragédia de tantas mortes.

Davi Alcolumbre
Presidente do Congresso Nacional"

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags