Politica

Relatório faz alerta

Correio Braziliense
postado em 10/07/2020 04:04
Relatório produzido pelo Serviço de Pesquisa do Congresso expressou preocupação sobre a atuação do presidente Jair Bolsonaro em relação à democracia, ao estado de direito, aos direitos humanos e ao meio ambiente no Brasil. O documento foi elaborado para circular entre parlamentares democratas e republicanos que compõem as bancadas do Capitólio — casa do Legislativo dos Estados Unidos.

Intitulado Brasil: Histórico e Relações com os EUA, aponta que “desde que assumiu o cargo, o presidente continua celebrando a ditadura militar brasileira e seus filhos –– que desempenham um papel influente em seu governo — questionaram a democracia e sugeriram medidas autoritárias em determinadas circunstâncias”. O relatório foi elaborado pelo especialista em América Latina Peter J. Meyer.

Outro trecho  levanta preocupações sobre aos direitos humanos. “Bolsonaro tomou medidas para enfraquecer a imprensa, exercer controle sobre ONGs e reverter os direitos anteriormente concedidos a grupos marginalizados”, lista Meyer.

O  documento chama atenção para as políticas ambientais que o governo vem adotando.  “Analistas vincularam o aumento de desmatamento a uma série de reversões de políticas que cortaram fundos para a aplicação ambiental, reduziram o tamanho das áreas protegidas e relaxaram os requisitos de conservação”, aponta o relatório.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags