Politica

Os ex-titulares do Ministério da Educação do atual governo

postado em 11/07/2020 04:11

Ricardo Vélez Rodríguez
O colombiano naturalizado brasileiro tomou posse em 1; de janeiro de 2019 e foi demitido em 8 de abril do mesmo ano. No período, a pasta enfrentou várias crises internas com queda de braço entre militares e seguidores do escritor Olavo de Carvalho, chamados de olavistas. O próprio então ministro provocou uma série de controvérsias. Em uma entrevista, por exemplo, afirmou que a universidade não é para todos. A uma revista, disse que o ;brasileiro viajando é um canibal;. Posteriormente, pediu desculpas. Também deu ordem para filmar estudantes cantando o Hino Nacional.


Abraham Weintraub
Abraham Weintraub ficou 14 meses no cargo, período em que acumulou desavenças com reitores, estudantes, parlamentares, chineses, judeus e ministros do STF, chamados por ele de ;vagabundos; em uma reunião ministerial. Por causa dessa declaração, virou alvo do inquérito que apura fake news e ataques contra os ministros da Corte. Horas antes de ter a exoneração publicada, usou a condição de ministro para desembarcar em Miami (EUA) e driblar as restrições de viagens para brasileiros em razão da pandemia. Três dias depois, o governo federal retificou a exoneração dele, de 20 de junho para ;a partir de 19 de junho;.


Carlos Alberto Decotelli
Nomeado ministro da Educação no lugar de Weintraub, Carlos Alberto Decotelli ficou cinco dias no cargo e foi exonerado sem nem ter tomado posse. Ele saiu devido às mentiras que colocou no currículo que mantém na Plataforma Lattes. A Universidade Nacional de Rosário, da Argentina, e a Universidade de Wuppertal, da Alemanha, negaram que ele tenha títulos de doutorado e pós-doutorado pelas duas instituições. Além disso, foi acusado de plágio na tese de mestrado. Mesmo com a passagem relâmpago pela pasta, ele incluiu no currículo a nomeação para o Ministério da Educação.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação