Politica

Deputados e senadores repercutem nomeação de novo ministro da Educação

O receio é que, nos moldes da guerra ideológica promovida pelo antecessor, Abraham Weintraub, ele venha a ferir a laicidade das escolas públicas brasileiras

Correio Braziliense
postado em 13/07/2020 16:36
Milton Ribeiro,  ministro da EducaçãoA nomeação de Milton Ribeiro para ministro da Educação trouxe alívio para o Congresso, por dar um rumo a um dos mais importantes ministérios do do país. Mas trouxe, também, preocupação, por se tratar de um religioso. O receio é que, nos moldes da guerra ideológica promovida pelo antecessor, Abraham Weintraub, ele venha a ferir a laicidade das escolas públicas brasileiras, que contam com estudantes de diversas religiões. Pouco conhecido no meio, a expectativa é que o novo ministro seja chamado para falar na Comissão de Educação da Câmara.

Relatora da Comissão Externa do de acompanhamento do MEC, a deputada-federal Tabata Amaral (PDT-SP) olha com ceticismo para a escolha do novo nome. “O que mais me preocupa e angustia é que diante de desafios tão grandes como os que temos na educação, especialmente nesse contexto da pandemia, que está aprofundando a desigualdade educacional, a escolha do novo ministro, ao que tudo indica, tenha sido feita com base em sua religião”, afirmou.

Saiba Mais

“O que eu espero é que o ministro tenha a dimensão dos desafios que terá que enfrentar, que ele tome suas decisões com base em evidências, que ele saiba dialogar com quem pensa diferente, e que entende que terá que correr contra o tempo para aprovarmos o novo Fundeb, para que a gente garanta o acesso a internet e equipamentos a todas as redes educacionais, e que pela primeira vez, tenhamos o MEC coordenando esforços com as redes municipais e estaduais nesse momento tão complexo de retomada as aulas que estamos vivendo”, afirmou.

Vice-presidente do colegiado, Alice Portugal (PCdoB-BA), demonstrou ceticismo. “É de esperar que a Câmara chame o ministro, para que ele se apresente. São 14 meses de desalento com Weintraub, que saiu fugido do país. E antes, o Vélez, que era um espectro de Olavo de Carvalho. Evidentemente, vamos procurá-lo para que se pronuncie sobre quais são os seus objetivos. Temos o Fundeb para transformar em política de estado, a discussão da data do Enem por conta da pandemia, o retorno às aulas, escolas sem aula, energia, com superlotação no ensino médio. Temos que ouvir esse senhor para que ele diga quais são os planos em relação à educação”, alertou.

Portugal destaca que Riberio terá uma tarefa “hercúlea”, e diz esperar que o indicado não viole a laicidade do ensino público. O presidente da comissão especial da PEC do Fundeb, o deputado Bacelar (Podemos-BA), concorda. “Fico feliz pelo pastor ser doutor em Educação, um pré requisito. Mas não é tudo. Precisa ter diálogo, principalmente com Congresso e comunidade educacional, e não levar práticas calvinísticas para o ministério, que é uma instituição integrante de um estado laico”, destacou.

“Se o ministro apresentar uma agenda de trabalhos focada nos graves problemas da educação, vai ter a colaboração da Câmara, universidade institutos técnicos, e todos os secretários estaduais e municipais de educação. Não tenho dúvida. Sou da oposição mas serei o primeiro a defender as propostas”, afirmou Bacelar. Membro da Comissão do Senado, Styvenson Valentim (Podemos-RN), se mostra mais otimista. “O tempo dirá se é bom ou ruim. Preocupação maior causava a lacuna aberta e não encontrar uma pessoa com inteligência de conhecer os problemas da educação, ainda mais nesse ponto de pandemia”, opinou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags