Politica

Sem febre, Bolsonaro diz que está bem e deve fazer novo exame amanhã

O chefe do Executivo também falou do tratamento que vem fazendo com hidroxicloroquina. A entrevista foi concedida à CNN Brasil.

Correio Braziliense
postado em 13/07/2020 18:57
O chefe do Executivo também falou do tratamento que vem fazendo com hidroxicloroquina. A entrevista foi concedida à CNN Brasil.Uma semana após o diagnóstico positivo para o coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite desta segunda-feira (13/7) que "está bem", sem febre e que deverá se submeter a um novo exame nesta terça-feira (14). O chefe do Executivo também falou do tratamento que vem fazendo com hidroxicloroquina. A entrevista foi concedida à CNN Brasil.

"Estou muito bem. Tive um pequeno problema na segunda-feira (6) com temperatura de 38º, um pouquinho de febre, um pouco de mal estar, canseira, um pouco de dor no fundo dos olhos e fui medicado às 17h. Tomei hidroxicloroquina, devidamente prescrita pelo médico. No dia seguinte, já estava bom, como estou até hoje. Hoje de manhã a gente faz um controle de ar. Estamos com temperatura sempre abaixo de 37º, saturação na média 98%, o sangue tem dado normal também. Tanto é que estou alternando agora a coleta de sangue e aguardo aqui.  Amanhã está previsto, não sei se vai se confirmar, um novo exame, e se estiver tudo bem, a gente volta ao trabalho. Caso contrário, espera mais alguns dias. Febre zero. Só teve na segunda-feira, depois disso, sempre abaixo de 37º", apontou.

O exame que deverá ser feito pelo presidente é o de RT-PCR, tido como “padrão ouro”. 

“Vou fazer o PCR. É o mais preciso no momento e a resposta deve sair em poucas horas. Eu aguardo com bastante ansiedade porque eu não aguento essa rotina de ficar dentro de casa, é horrível. No mais, tudo bem. Aqui estamos despachando por videoconferência o tempo todo e estamos fazendo o possível para não deixar nada acumular nesses dias que eu estou aqui no Alvorada”, declarou.

Bolsonaro disse ainda que não sofreu perda de paladar, característica da doença. “Não senti a perda de paladar. Tenho almoçado e jantado sem problemas, mas o paladar não ficou ausente não. Eu até estava preocupado com isso. É um dos sintomas que todo mundo diz que é um dos mais importantes, mas eu não senti, eu não perdi o paladar”.

Com a voz rouca e a respiração um pouco pesada, Bolsonaro diz que não sente dificuldades para respirar. 

"Estou bem, estou tranquilo. Estou sem problemas. Gostaria até de dar uma caminhada, mas a recomendação é não fazê-lo”.

Saiba Mais

O presidente relatou ainda que está isolado e instalado em um dos quartos da residência oficial. “Estou num quarto grande, que é só meu. Estou sozinho lá quando não estou despachando.”

Também segundo o mandatário do país, há um planejamento efetivo para que ele não infecte outras pessoas.

“Tudo muito bem conduzido para que eu, em si não transmita para ninguém, siga todos os protocolos e aguarde o dia de retornar à atividade normal”.

Questionado se retornará na semana que vem, Bolsonaro respondeu que caso dependesse dele, voltaria ao trabalho. No entanto, aguardará o resultado dos próximos exames.

“Pelo que estou me sentindo, sim. Mas obviamente tenho que saber se eu tenho o vírus ainda ou não. Porque se eu voltar, eu posso transmitir para alguém. Então, enquanto não estiver livre do vírus, eu continuo aqui”, concluiu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags