Politica

Organizações e movimentos se reúnem para pedir impeachment de Bolsonaro

Os presentes entoaram gritos de "fora Bolsonaro" e chamaram o chefe do Executivo de "genocida"

Correio Braziliense
postado em 14/07/2020 13:48
Os presentes entoaram gritos de Representantes de movimentos estudantis, indígenas, LGBTQI%2b se reuniram, na manhã desta terça-feira (14/7), em frente ao Congresso, para marcar a entrega de mais um pedido de impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro. Eles colocaram cruzes e estenderam faixas com dizeres como “todos pela democracia” e “70 mil mortos, Bolsonaro, pare de negar”. Os grupos usavam máscaras, levavam uma bandeira do Brasil, bonecos e, ao microfone, líderes pediam para os presentes ficarem distantes uns dos outros, o que nem sempre ocorria. 

Os presentes entoaram gritos de “fora Bolsonaro” e chamaram o chefe do Executivo de “genocida”. Até o momento, pelo menos 49 pedidos de impedimento contra o presidente estão parados na mesa da presidência. Esse último foi protocolado por volta de 11h59. O texto conta com a anuência de vários movimentos sociais e se baseia em um conjunto grande de atuações de Bolsonaro, ue porta-vozes chamaram de uma sistematização das políticas inconstitucionais. 

Eles focam em ações do governo contrárias ao que determina a Constituição Federal em relação ao meio ambiente, proteção aos índios, direitos sociais, soberania nacional, saúde, educação e cultura. Participaram do ato cerca de 150 pessoas. O pedido de impeachment conta com assinaturas de organizações sindicais e religiosas, setores da sociedade civil, personalidades comprometidas com a democracia e movimentos populares.
 
Os presentes entoaram gritos de  

O texto cita, ainda, a condução do Executivo no combate à pandemia de coronavírus, que já resultou em quase 73 mil mortes. No que se refere a trabalho, o texto afirma que o presidente foca as políticas no favorecimento a grandes empresas, mas não garantem o emprego e a renda de trabalhadores. Sobre meio ambiente, o aumento do desmatamento e a priorização de interesses particulares em detrimento de normas ambientais.

Saiba Mais

O pedido de impeachment acusa Bolsonaro de legalizar a grilagem de terras e interromper programas de compra antecipada de alimentos (PAA), de impor sofrimento a populações tradicionais “com a implantação de uma política genocida”, e de não cumprir a demarcação de territórios estabelecido pela carta magna, além de prejudicar a política exterior brasileira, sabotar produções artísticas que não se alinham à ideologia do governo e atacar a liberdade de expressão e de imprensa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags