Politica

Ministro da Defesa envia representação contra Gilmar Mendes à PGR

Governo se incomodou com críticas do magistrado em relação a participação de militares no Ministério da Saúde

Correio Braziliense
postado em 14/07/2020 15:50
Fernando AzevedoO ministro da Defesa, Fernando Azevedo, enviou, nesta terça-feira (14), à Procuradoria Geral da República (PGR) uma representação contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) por declarações em relação a presença de militares no Ministério da Saúde.

De acordo com informações obtidas pelo Correio, a representação foi protocolada no começo da tarde desta terça-feira. A ação se refere ao fato do magistrado ter afirmado que "o Exército está se associando a este genocídio", em referência as políticas públicas do governo do presidente Jair Bolsonaro no combate ao coronavírus, que avança pelo país.

Em live realizada pelo portal Jota, Gilmar explicou que sua fala se refere ao fato de povos indígenas não estarem recebendo a proteção adequada, como ele disse ter ouvido do fotojornalista Sebastião Salgado. O ministro, que está na Europa, também declarou seu respeito pelas Forças Armadas, mas reforçou que os militares estão sendo chamados a “cumprir missão avessa ao seu importante papel enquanto instituição permanente de Estado”.

Saiba Mais

As críticas geraram revolta no meio militar, tanto no Executivo quanto na cúpula das Forças Armadas. A interlocutores, Gilmar tem demonstrado tranquilidade em relação a qualquer ação jurídica, pois considera que seu ato não representa nenhuma ilegalidade, nem ultrapassa o direito a liberdade de expressão e manifestação de pensamento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags