Politica

Rodrigo Maia afirma que a votação do Fundeb ficará para a próxima semana

Um dos motivos do adiamento seria para incluir o novo ministro da Educação na discussão sobre o fundo

Correio Braziliense
postado em 14/07/2020 22:37
Um dos motivos do adiamento seria para incluir o novo ministro da Educação na discussão sobre o fundoA votação pela Câmara dos Deputados do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) acontecerá na próxima semana, segundo o presidente da Casa Rodrigo Maia. Um dos motivos do adiamento seria para incluir o novo ministro da Educação na discussão sobre o fundo. Ainda de acordo com a fala de Maia, ainda faltam alguns ajustes no texto. O assunto começará a ser debatido na próxima segunda-feira (20/7). 

“O texto tem muitos avanços, sempre teremos críticas, mas o texto eu acredito que vai na linha correta. Tem um percentual pela primeira vez que vai ter a preocupação com a melhoria da qualidade de ensino, além de complementar, colocando uma recomendação que foque na educação infantil e no ensino médio profissionalizante. Acredito que vão ser avanços importantes que focam primeiro na qualidade de ensino e em segundo em dois ambientes onde existem falhas” afirma Maia. 

O deputado federal Israel Batista (PV/DF) acredita que o texto seja aprovado em pouco tempo e sem muitas alterações. “Eu acho que o texto que vai para o Congresso vai ser um texto já muito bem desenhado, muito bem discutido e vai ter pouca alteração no Senado”, avalia e complementa: “Até por muitos senadores já estarem participando ativamente do debate na câmara”. 

Sobre o adiamento em função do novo ministro, o deputado comenta: “Eu diria que é uma decisão do Congresso, da pauta do Congresso, dos ajustes finais, que ainda geram dúvidas em alguns setores, e menos pelo ministro. Agora, é claro que, quando o governo pede para a gente fazer esse adiamento ele usa como argumento o fato que o ministro já está para assumir e precisava participar do final desse debate”. Batista acredita se tratar mais de um gesto político, uma vez que o texto já está feito. “É um gesto político para amortecer a mágoa dos deputados com o ex-ministro Weintraub”, disse sobre a participação do novo chefe da pasta em relação a ausência do antecessor na discussão a respeito do fundo. “O Fundeb é filho do Congresso Nacional. Como o ministro Abraham Weintraub não participou de debate, o Fundeb nasceu do Congresso, da iniciativa do Congresso Nacional por meio de PEC”. 

A deputada e relatora da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata sobre o assunto, Dorinha Seabra (DEM/TO), deverá se encontrar com o novo ministro para discutir sobre o tema. “O Fundeb começa o debate na segunda, termina na segunda ou na terça, e o governo pediu para construirmos condições para o ministro participar do debate com a deputada Dorinha”, disse o presidente da casa. Nas redes sociais, a relatora publicou: “É hora de mobilizar pela aprovação do Novo FUNDEB. Nosso foco é promover a valorização de todos os profissionais da Educação, enfrentar desigualdades e melhorar o ensino. Lute conosco vamos usar a #aprovaFundeb e pedir o apoio de todos os deputados. É pelo Brasil, é por mais de R$40 milhões de alunos”.

Maia comentou também um possível aumento na complementação repassada pela União ao fundo e afirmou que o assunto pode ser debatido: “Reduzimos de 15% para 2,5% escalonado até 2026”. Maia  destacou também que o foco do Fundeb é o ensino médio e a educação infantil. “O texto tem muitos avanços, vai na linha correta, com preocupação com melhoria da qualidade do ensino, e vamos, além disso incrementar uma recomendação que foque na educação infantil e ensino médio profissionalizante. Vão ser avanos importantes que vão focar na melhora da qualidade de ensino”. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags