Politica

Pazuello oferece a Gilmar acesso a dados sobre pandemia

Ministro interino da Saúde afirmou que informações podem fazer magistrado formar "opinião correta" sobre as ações do governo

Renato Souza
postado em 15/07/2020 15:50
 (foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados)
(foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados)
Eduardo PazuelloO ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, ofereceu, ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acesso aos dados sobre as ações do governo no combate à pandemia de covid-19. O magistrado conversou por telefone, nesta quarta-feira (15), com Pazuello.

Após uma série de críticas de Gilmar sobre a lotação de cargos no Ministério da Saúde por militares, o governo resolveu agir para amenizar a crise gerada. Tanto integrantes do núcleo militar do Executivo quanto os comandos das Forças Armadas se incomodaram após Gilmar afirmar que "o Exército está se associando a esse genocídio", em referência às políticas de combate ao novo coronavírus.

De acordo com o jornal "Estado de S. Paulo", a ligação partiu de Gilmar, que não conseguiu contato em um primeiro momento. Mas o ministro retornou a ligação em seguida, ao sair de uma reunião. Pazuello ofereceu os dados para que o magistrado tenha informações "corretas" sobre as ações de governo.

[SAIBAMAIS]O ministro do Supremo afirma que é preocupante que "28 militares ocupem cargos executivos no Ministério da Saúde" diante da escalada de mortes e novas infecções. Na ligação, não houve um pedido de desculpas do magistrado, que em declarações posteriores a primeira fala, voltou a ressaltar a preocupação com a imagem das Forças Armadas, atreladas ao governo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação