Politica

Cidadania protesta contra pedido do governo de adiar o Fundeb para 2022

Se, por algum motivo, a PEC não fosse votada, o fundo seria encerrado, e milhares de escolas públicas perderiam um importante financiamento do governo federal para seguirem funcionando

Correio Braziliense
postado em 20/07/2020 17:19
Se, por algum motivo, a PEC não fosse votada, o fundo seria encerrado, e milhares de escolas públicas perderiam um importante financiamento do governo federal para seguirem funcionandoO adiamento do Fundeb para 2022, como quer o governo, foi tema da reunião de líderes partidários da Câmara, na tarde desta segunda-feira (20/7). Parlamentares do Cidadania acusam o governo de tentar “parar o jogo quando a bola está rolando”, e afirmam que há uma articulação para que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 05/2015, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) não seja votada. 

Saiba Mais

Se, por algum motivo, a PEC não fosse votada, o fundo seria encerrado, e milhares de escolas públicas perderiam um importante financiamento do governo federal para seguirem funcionando. A intenção do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) era começar a votação nesta segunda, mas ficou acertado que o dia será de debates, e a matéria deve ir a plenário na terça (21). 

Líder do Cidadania, Arnaldo Jardim (SP), garantiu que o partido trabalhará para garantir a votação da matéria, a despeito de qualquer articulação governista contrária. O Fundeb permanente garantirá o funcionamento das escolas e também ampliará a participação da União de 10% para 20%. Parlamentares do Cidadania avaliam que a medida já deveria ter sido votada há mais tempo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags