Politica

Governo volta atrás em proposta e PEC do Fundeb será votada nesta terça

Havia um clima de mal estar com o governo, pois a PEC vem sendo debatida desde 2015 e a atual gestão do Executivo não participou de nenhum dos debates

Correio Braziliense
postado em 20/07/2020 19:50
Havia um clima de mal estar com o governo, pois a PEC vem sendo debatida desde 2015 e a atual gestão do Executivo não participou de nenhum dos debatesO ministro-chefe da Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro, o general Luiz Eduardo Ramos está reunido, neste momento, para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 05/2015, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Com ele estão a com a relatora da proposta, deputada federal Professora Dorinha (DEM-GO), e o deputado Idilvan Alencar (PDT-PE), 1o vice-presidente da comissão especial da PEC do Fundeb.

A reportagem do Correio apurou que o governo recuou da proposta de adiar a votação da PEC. A reunião já estava marcada, mas havia um clima de mal estar com o governo, pois a PEC vem sendo debatida desde 2015 e a atual gestão do Executivo não participou de nenhum dos debates. E, agora que o texto está em vias de votação, pediram para postergar o pleito. 

Saiba Mais

Agora, o governo pediu que a complementação do Fundeb para a Educação saia de 10% para 23%, com 5% aplicados exclusivamente na Educação Infantil, o que foi aceito. Mais cedo nesta segunda-feira (20/7), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) adiantou que uma proposta concreta voltada para a educação infantil era bem vinda, mas que havia consenso sobre a manutenção da data de votação do Fundeb para esta terça (21).

O aporte do governo federal começará em 2021 com 12%, em 2013 passará para 13%, seguido por um aumento de 2% a cada ano até chegar em 23%. Na divisão do aporte total, 10% são do modelo atual de financiamento, outros 2,5% serão de indução de resultado, 5% para a educação infantil e 5,5% para outras etapas. Com a manobra, o governo evita o desgaste de mais uma derrota, em vias de uma sessão do Congresso com expectativa de derrubada de diversos vetos presidenciais

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags