Politica

Polícia Legislativa impede entrada da PF no gabinete de José Serra

Parlamentar é alvo de investigação que apura caixa 2 na campanha eleitoral de 2014. Policiais continuam no local

Correio Braziliense
postado em 21/07/2020 11:20
José SerraO Senado Federal impediu a entrada da Polícia Federal (PF) no gabinete do senador José Serra (PSDB-SP) na manhã desta terça-feira (21/7). A PF está cumprindo mandados de busca e apreensão contra o senador no âmbito de uma investigação que apura caixa 2 na campanha eleitoral de 2014, quando ele foi candidato ao Senado.

Os mandados foram determinados pela 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, e não pelo Supremo Tribunal Federal (STF), após o juiz deferir medida cautelar de busca e apreensão no Senado. A presidência da Casa legislativa, após ouvir a Advocacia-Geral da Casa, avaliou que a determinação do juiz de primeira instância deveria ter o aval da Suprema Corte, pela prerrogativa de foro que o parlamentar possui. 

No entanto, na época em que se refere a investigação, o senador não tinha cargo eletivo. Decisão de 2018 do STF reduziu o alcance do foro, definindo que a prerrogativa vale somente para crimes cometidos durante o mandato e relacionados com o cargo. A questão ainda hoje é alvo de divergências. 

Os policiais federais não foram impedidos de entrar no prédio e continuam lá. O Senado apresentou ao Supremo uma reclamação contra a decisão proferida pelo juiz de São Paulo e pede que a Corte suspenda a ordem judicial. O STF pode decidir em autorizar ou não o mandado expedido pela primeira instância. 

Saiba Mais

O Senado Federal também está solicitando que as investigações contra o senador sejam supervisionadas e com oitiva do procurador-Geral da República (PGR), para definição dos limites do cumprimento das medidas cautelares A Casa Legislativa frisa entendimento de que toda medida constritiva cumprida na sede do Congresso Nacional precisa ter autorização do STF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags