Politica

País precisa de renda mínima por prazo indeterminado, diz líder do PT

Rogério Carvalho, líder do partido no Senado, diz que renda mínima e maior atuação do Estado são essenciais para retomada da economia

Correio Braziliense
postado em 22/07/2020 16:33
Rogério CarvalhoPara a retomada eficaz da economia, é necessário criar um novo programa de renda mínima nos moldes do Bolsa Família. A afirmação foi feita pelo senador de Sergipe Rogério Carvalho, líder do PT no Senado. Em entrevista ao CB.Poder — parceria do Correio Braziliense e da TV Brasília —, nesta quarta-feira (22/7), ele defendeu maior atuação do Estado para conter os efeitos da pandemia, e falou sobre a necessidade, na sua avaliação, de um programa voltado a atender os mais necessitados.

"O pós-pandemia exigirá uma renda mínima nos moldes do programa que é referência para o mundo inteiro, o Bolsa Família. A gente precisa aprovar isso definitivamente para garantir a que a economia vai ser retomada de forma orgânica, o que significa as pessoas terem capacidade de consumo e geração de postos de trabalho", disse ele.

Carvalho também comentou que acredita que o governo deve ter um programa de investimento público eficiente e robusto para gerar aquecimento da economia. "Por exemplo, os EUA estão gastando 22% do seu PIB para aquecer a economia. Itália, Espanha, França, por volta de 15%. Alemanha, 9%. No Brasil, até agora, dos 7% programado só executou 3%", argumentou.

O parlamentar também saiu em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e disse que ele se mostrou eficaz durante a pandemia até agora. Carvalho acredita, no entanto, que é preciso fortalecê-lo ainda mais, e, para isso, é preciso a participação da população. "É importante registrar que o Sistema Único de Saúde deu um show nesta pandemia. Vimos o estrangulamento em países da Europa que têm bons sistemas de saúde. Aqui, nós tivemos problemas onde não houve nenhuma medida de isolamento efetivo, como foi em Manaus. Ceará teve muita gente contaminada, por causa do aeroporto internacional. Mas o SUS foi um instrumento muito poderoso para salvar vidas, sai mais forte desta situação. No pós-pandemia, precisamos convocar a população a fortalecer o SUS", afirmou. 

Saiba Mais

O senador falou ainda sobre as dificuldades financeiras enfrentadas por micro e pequenos empresários por causa da pandemia. Ele destacou que o Congresso Nacional foi autor da maioria das medidas econômicas para atenuar os efeitos da crise, e criticou a postura do governo federal ao tentar evitar a extensão do Auxílio Emergencial. "A gente tem votado medidas que é só olhar os dados do comércio de junho que foram melhores que os de junho do ano anterior. Mas o Auxílio Emergencial se encerra daqui a duas parcelas. O governo não deixou que fosse estendido até o fim do ano. Nós vamos ter milhares de desempregados que precisam ter uma renda básica", declarou. 

Carvalho disse acreditar que a prorrogação do prazo pode ocorrer, mas ainda é necessária a criação de um programa de renda mínima. "O governo já derrotou uma proposta de extensão (do Auxílio) até o fim do ano. É óbvio que tem que ser estendido até o fim do ano. E agora o Senado pode ter iniciativa, aprovar e ir para a Câmara. Acredito que tenhamos essa prorrogação. Mas é preciso ter uma renda mínima estabelecida por um prazo indeterminado para retomada econômica, um novo programa", completou. 
 

Assista à íntegra do programa:

 

Escute o podcast 

 
 
 
*Estagiário sob a supervisão de Fernando Jordão

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags