Politica

Positivo vence licitação do TSE para fornecer novas urnas para 2022

Empresa apresentou proposta de R$ 799 milhões para fornecer 180 mil equipamentos. Objetivo é complementar o maquinário atual

Correio Braziliense
postado em 23/07/2020 19:53
urnas sobre uma mesaA empresa Positivo Tecnologia venceu, nesta quinta-feira (23), a licitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a fabricação e fornecimento de novas urnas. Os equipamentos serão utilizados para complementar os equipamentos que serão usados no pleito de 2022. De acordo com o TSE, a proposta vencedora foi orçada em R$ 799 milhões.

A homologação do resultado foi realizada entre o atual presidente da Corte, Luís Roberto Barroso e os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes. Fachin assume à presidência do TSE entre fevereiro e agosto de 2022, e Moraes conduzirá o tribunal a partir de agosto de 2022 - sendo o responsável por conduzir o processo de organização da eleição e coleta dos resultados.

De acordo com o TSE, o objetivo "é adquirir até 180 mil urnas para substituir parte do parque tecnológico, que atualmente é de 470 mil unidades em todo o país. Urnas fabricadas em 2006 e 2008, cuja vida útil está esgotada, precisam ser substituídas pelos novos modelos". Para as eleições deste ano, já existem urnas suficientes.  

Além da Positivo, disputou também a licitação o Consórcio SMTT, liderado pela Smartmatic do Brasil. Durante a seleção, além do preço, foram avaliados protótipos de urnas que foram apresentados pelas empresas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags