Politica

Gilmar Mendes: Inquérito das fake news contribui para "mundo civilizado"

Em seminário, ministro do STF falou que país está "vencendo esse ambiente sombrio" das redes sociais e voltando a "patamares mais civilizados"

Correio Braziliense
postado em 31/07/2020 14:23
Gilmar MendesO ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse nesta sexta-feira (31/7) que o inquérito das fake news, que está no Supremo sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, criou um outro ambiente no Brasil e talvez signifique uma contribuição para um “mundo civilizado”. “Acho que nós estamos vencendo esse ambiente sombrio, esse cenários de ódio, e estamos voltando para patamares mais civilizados”, disse. 

As falas foram feitas em seminário do  Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). O inquérito, aberto em março do ano passado, foi amplamente questionado por procuradores, que avaliaram que o Supremo estava agindo como Ministério Público, mas recebeu o aval do procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, depois que ele assumiu o cargo. Quando as investigações atingiram deputados e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, Aras e o governo passaram a criticá-lo amplamente. O inquérito continua sendo alvo de muita polêmica e questionamentos de procuradores.

Gilmar Mendes disse no seminário online ter a impressão de que o ambiente político polarizado contribuiu para o ambiente das redes sociais, com construção de inimigos, culpados, e informações falsas. O ministro afirmou que inicialmente, acreditava-se que as redes sociais seriam um instrumento de democracia direta; um novo ambiente civilizatório, o que não se provou real.

Saiba Mais

“Esses prognósticos não se confirmaram, ou ao menos não integralmente. Pelo contrário, a internet se tornou um espaço onde habitam vários ‘guetos’ discriminatórios, grupos que só falam entre si e que tem uma visão de mundo às vezes muito encurtada e a partir daí professam, às vezes com ideologia, o ódio, o ataque às pessoas e às instituições. Eu acho que nesse contexto que se explica esse ataque ao Supremo. E, claro, há essas vertentes políticas que se ‘alimentaram’ desse solo, desse ambiente que se criou”, opinou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags