Politica

Ministério abre investigação sobre dossiê contra opositores do governo

Sindicância será conduzida por equipe formada para avaliar o uso da estrutura da pasta para perseguir policiais do movimento antifascismo

Correio Braziliense
postado em 03/08/2020 21:02
Sindicância será conduzida por equipe formada para avaliar o uso da estrutura da pasta para perseguir policiais do movimento antifascismoApós uma série de críticas sobre a condução de diligências que miram integrantes do movimento antifascismo, o ministro da Justiça, André Mendonça, determinou, nesta segunda-feira (03), abertura de investigação sobre o caso. A intenção é apurar a criação de um dossiê contra servidores que fazem oposição ao governo. Na mira do documento, que foi repassado para órgãos de inteligência e setores políticos, estão policiais civis, militares e federais.

Além de abrir procedimento para tratar do caso, o Ministério da Justiça também trocou a chefia da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), onde teria ocorrido as atividades que miraram os alvos. De acordo com a pasta, a comissão que vai conduzir a sindicância "é composta por um delegado de Polícia Federal, integrante da Corregedoria-Geral do MJSP; um Procurador da Fazenda Nacional e um Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União".

O órgão também afirmou que "o ministro André Mendonça está à disposição para prestar esclarecimentos à Comissão Mista de Investigação da Atividade de Inteligência, aguardando apenas a definição da data". O caso, que foi revelado pelo jornal Estado de São Paulo apontou que o governo colheu informações sobre o grupo intitulado "Policiais Antifascismo".

As informações abriram espaço para perseguições políticas dentro das corporações, governos estaduais e no governo federal. O Ministério Público Federal (MPF) solicitou respostas do Executivo sobre as denúncias, e pode solicitar abertura de processo cível ou criminal contra os autores, caso as irregularidades no uso da máquina pública sejam comprovadas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags