Politica

Exclusivo: Câmara dos Deputados registrou 86 casos de covid-19

Entre os infectados há servidores efetivos, ocupantes de cargos de natureza especial (CNEs) e secretários parlamentares

Correio Braziliense
postado em 05/08/2020 13:06

Em razão da pandemia, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), determinou a suspensão do funcionamento de todas as comissõesA Câmara dos Deputados registrou, desde o início da pandemia do novo coronavírus, 86 casos de infecção por covid-19 entre servidores efetivos, ocupantes de cargos de natureza especial (CNEs) e secretários parlamentares. A informação foi prestada ao Correio pela Assessoria de Imprensa da Casa.

 

Por meio de nota, o órgão informa que, desde o início da pandemia, vem adotando um protocolo de conduta que estabelece uma série de medidas preventivas trazer segurança aos necessitem ir às dependências da Casa para a execução de atividades parlamentares e administrativas. Entre elas está o Sistema de Deliberação Remota, para os parlamentares.

 

Em razão da pandemia, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), determinou a suspensão do funcionamento de todas as comissões. Nessa situação, a discussão e votação de pautas importantes devem demorar a ser retomadas, como, por exemplo, as investigações da CMPI das Fake News e a PEC que prevê a prisão após condenação em segunda instância.

 

O relator da PEC, deputado Fábio Trad (PSD-MS), disse ao Correio que seu parecer está pronto para votação. "O relatório está pronto, mas eu aguardo a reinstalação da comissão especial, porque com a pandemia houve a suspensão das atividades de todas as comissões", disse o deputado.

 

Ele revelou que, em razão da importância do tema,  o presidente da comissão, Marcelo Ramos (PL-AM), está tentando com Rodrigo Maia uma exceção para que só esse colegiado seja reinstalado durante a pandemia. "Então eu vou aguardar o resultado dessa conversa para definir o dia da discussão e votação do meu relatório", afirmou Trad.

 

A assessoria da Câmara informou que as medidas adotadas têm conseguido manter baixo o risco de contágio por covid-19 na Casa.

 

"A adoção do teletrabalho, para a maior parte dos servidores,  e do Sistema de Deliberação Remota, para os parlamentares, têm permitido manter o risco de contágio sob controle, com números baixos em comparação ao total de pessoas que circulariam na Casa se estivesse aberta em condições normais — mais de 20 mil pessoas por dia, entre parlamentares, servidores, terceirizados, visitantes e população flutuante em geral", diz o comunicado da assessoria.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags