Premio Educacao Fiscal

Lição de casa: o dinheiro público deve cumprir sua finalidade e retornar em forma de benefícios para o povo

Proposta permite o entendimento de que a correta aplicação dos tributos pelos entes públicos retornará para a população, em forma de melhorias

postado em 05/12/2017 06:00
Alunos das escolas de Aquiraz, no Ceará

Reflexões morais e éticas sobre atitudes do cotidiano são a força motriz do ;Programa de Educação Fiscal;, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Finanças de Aquiraz, localizada a 33 quilômetros de Fortaleza, no Ceará.

Servidora pública da Secretaria de Finanças de Aquiraz, Annie Clivia, 47 anos, coordena o programa. Ela conta que as ações são direcionadas a comunidades escolares do município e buscam uma nova consciência e o pleno exercício da cidadania.;Técnicos da Secretaria visitaram 45 escolas e estreitaram relações com os alunos para disseminar conhecimento por meio de palestras, gincanas e exibição de vídeos;, explica.

Uma prefeita-mirim foi eleita e se encarregou de apresentar à administração do município uma proposta para a solução de problemas enfrentados pelas escolas. ;O objetivo maior é a disseminação entre os cidadãos aquirazenses sobre a finalidade do imposto e a sua aplicabilidade, de forma simples e com exemplos práticos;, esclarece.

A proposta de Aquiraz, segundo a coordenadora, permite o entendimento de que a correta aplicação dos tributos pelos entes públicos retornará para a população, em forma de melhorias, proporcionando mais dignidade. ;Desta forma, disseminamos no programa que o pagamento do tributo é um dever de todo cidadão. Ele deve ter a consciência de que esse tributo é o que possibilita que o Estado cumpra seu dever social;, pondera. Clivia considera que o programa desenvolve a consciência do que é ser cidadão e quais as funções e responsabilidades de cada um.
Servidora Vanessa Pires com certificado
Na visão de Clivia, a sociedade perfeita é aquela na qual todos pagam seus impostos com consciência e com o sentimento de cumprimento de seu papel enquanto cidadão. ;Imagina uma cidade onde o dinheiro público cumpra sua finalidade e retorne para os cidadãos ; sem desvios, Lava-Jato, propina ; em forma de constantes melhorias em infraestrutura, saúde, serviço público de qualidade, educação e lazer, havendo uma vida mais justa e igualitária para todos;, reflete.

Clivia acredita que a cidade deve investir maciçamente na educação infantil. ;É nessa etapa de vida que é construída nossa inteligência e concepções éticas e morais. É essa geração que realmente trará a transformação para a sociedade que almejamos: justa e igualitária;, pondera.

Onde fica
Prefeitura Municipal de Aquiraz
Projeto: Programa de Educação Fiscal
Aquiraz (CE)


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação