Profissoes em pauta

Homeoffice já é realidade para profissionais do DF

Além de reduzir custos e gastos com o empregado, esse novo modelo de trabalho estimula a automotivação profissional

Especial para o Correio
postado em 13/08/2014 06:00

Ellen Rocha trabalha em  homeoffice:

No próximo sábado, o Correio Braziliense publicará um caderno especial sobre as mais novas tendências do mercado profissional. Uma das reportagens, apresentará as vantagens e os desafios de quem trabalha em casa (homeoffice). Dentre as histórias apresentadas está a de Ellen Rocha, jornalista de 22 anos, adepta desde 2011 dessa nova forma de atuar profissionalmente.

Ellen trabalha como assessora de comunicação e gestora de redes sociais de um colégio em Taguatinga. Na época da contratação, a profissional tinha 19 anos e estudava jornalismo na Universidade de Brasília. Foi a possibilidade de fazer os próprios horários, enquanto ainda tinha aulas na faculdade, que a fez escolher o estilo de trabalho que dava a liberdade de fazer grande parte das atividades em casa.

;Hoje, o acordado é que eu esteja na escola para tirar fotos, fazer entrevistas, cobrir eventos ou mesmo para falar com os pais; mas para trabalhar com postagens, responder dúvidas nas redes, atualizar o conteúdo e fazer a monitoria dos canais, eu posso administrar de casa, pelo computador, ou da rua, pelo celular;, detalha Ellen.

De acordo com a jornalista, o principal desafio do homeoffice é a gestão do tempo e a necessidade de estar "disponível" a qualquer horários. ;Eu adoro esse modo de trabalhar. Rendo muito mais à noite, então consigo conciliar e resolver minhas coisas na rua durante o horário comercial. O problema é que você tem de estar disponível sempre. Já precisei resolver uma emergência enquanto tirava férias, em Natal, esse ano. Na ocasião eu subi, peguei o computador, e trabalhei em frente à piscina enquanto escrevia a nota de esclarecimento que precisava;, relembra.

Visão de Especialista

Na avaliação de André Nolasco, diretor da Michael Page ; empresa internacional especializada em recrutamento e seleção de profissionais ;, trabalhar fora do escritório é uma tendência no mundo, pois reduz custos e gastos com o empregado. "No Brasil, no entanto, aspectos técnicos como a velocidade da conexão da internet, e a dificuldade em criar rotinas ou controle de trabalho podem dificultar a implantação dessa nova forma de exercer a profissão", pondera.

Segundo o executivo, o homeoffice já é uma realidade nas áreas administrativas, de prestações de serviços online, telecomunicações, e empreendedorismos individuais. "Já em áreas como as que fazem abordagens comerciais, produções industriais, supervisão, gerenciamento de produção, e mesmo engenharias ; como a civil ; o modelo pode nunca ser adotado;, conclui.

Confira a íntegra da reportagem no suplemento especial "Tendências & Carreiras", do projeto Profissões em Pauta. O caderno será publicado no próximo sábado, 16 de agosto. Até lá!

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação