Profissoes em pauta

Suplemento especial apresentará as carreiras do futuro

Caderno mostrará como a mudança do perfil dos profissionais e a flexibilização da jornada de trabalho está transformando o mercado profissional

postado em 15/08/2014 17:59

Capital dos concursos públicos, Brasília também é um celeiro de oportunidades para quem aposta na iniciativa privada ou em abrir o próprio negócio. Atento às recentes mudanças do mercado do trabalho, o Correio Braziliense acaba de lançar o projeto "Profissões em Pauta, que durante dois meses mapeará as novas tendências e os caminhos que estão sendo abertos para quem sonha em construir uma nova e promissora carreira.

Desenvolvido para as plataformas on-line e impressa, o projeto já está no ar ; na internet ; e amanhã terá o primeiro de seus quatro suplementos especiais publicados no jornal.

O encarte "Tendências & Caminhos" apresenta uma série de reportagens que mostram como os brasilienses têm conseguido encontrar novas oportunidades profissionais em meio à saturação do mercado tradicional.

A primeira matéria apresenta o perfil profissional da "Geração Z" ; nascida após 1990. Esses jovens chegam às empresas e ao mercado desafiando o setor de Recursos Humanos com sua criatividade, insubordinação, ousadia, ambição e absoluta falta de apego ao emprego. "As pessoas precisam se adaptar ao novo", explica Tatiane Pires de Araújo, mestre em psicologia e professora de Gestão de Pessoas da Faculdade de Administração do UniCeub. "Essa turma mais jovem está assumindo postos cada vez mais altos. Os mais velos precisam entender que não se fica mais dez, quinze anos em uma mesma corporação sob o risco de ser visto como um profissional acomodado."

De acordo com a especialista, atualmente é buscar vínculos empregatícios mais leves, com responsabilidades, sem tanto envolvimento. "Isso é bom tanto para o profissional quanto para as empresas, já que as mudanças e troca de empregos trazem renovação para ambas as partes".

Em alta

A história de brasilienses que montaram as próprias empresas na área de Tecnologia da Informação, Engenharia, Marketing Digital, consultoria profissional e gastronomia também são destaque no caderno "Tendências & Caminhos". Dentre os empreendimentos citados, um dos mais bem sucedidos é o da empresa de desenvolvimento de jogos Behold Studios. Fundada por ex-alunos da Universidade de Brasília, com foco em TI, a Behold já recebeu mais de 30 nomeações a prêmios interacionais e teve seus games vendidos em 90 países. Mas a jornada não foi simples. "A gente teve que ralar muito antes de poder se sustentar, tivemos empregos paralelos, conhecemos muita gente da área e vimos muitas empresas fecharem. Felizmente, depois de muita luta, conseguimos nos manter", conta Saulo Camarotti, 28 anos, fundador da empresa.

A área de TI ; na qual a Behold Studios atua ; provou ser promissora mesmo para quem não quer empreender. Nesse segmento, as possibilidades são infinitas. Vão desde o atendimento ao usuários até o desenvolvimento de sistemas capazes de reduzir custos e melhorar os resultados de grandes operações. E a demanda é tanta que faltam profissionais especializados. Tanto, que de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), serão 78 mil vagas em 2014, das quais, apenas 33 mil serão preenchidas. Em outras palavras: essa é uma área na qual os profissionais podem investir, com tranquilidade. Quem for bom, será inevitavelmente absorvido pelo mercado. E mais: tende a receber ótimos salários.

O que já mudou

A expansão do homeoffice (trabalho em casa) e do telebralho (realizado a distância, por meio da internet ou outros sistemas) é outro tema importante do primeiro encarte do projeto "Profissões em Pauta". O especial conta a história de profissionais do DF e outros estados que estão atuando neste novo modelo de trabalho. Gente como a produtora de conteúdo Ana Paula Freire, 26, que escreve de qualquer lugar do mundo para uma grande editora brasileira. "A única coisa que me incomoda é a instabilidade financeira, mas vale muito a pena. Eu gosto de viajar e seria difícil ter de esperar 11 meses, todo ano, para poder fazer isso de novo".

O caderno informa que, apesar de ainda não existir uma lei aprovada sobre o assunto, o homeoffice estaria subordinado à Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Por isso, é preciso ficar atento aos direitos definidos na lei, como o limite de oito horas de trabalho por dia e as férias.

Por fim, o especial trata da transformação dos escritórios em espaços mais descontraídos e com opções de lazer, além do sonho da geração Z de conquistar o primeiro milhão antes de completar 30 anos. A íntegra das reportagens você confere na edição de amanhã do jornal. Até lá


Serviço:

Acesse o hotsite do projeto Profissões em Pauta no endereço www.correioweb.com.br/profissoes-em-pauta. Envie sugestões de pauta, elogios e críticas para o e-mail profissoesempauta@dabr.com.br.



O que está acontecendo no mercado de trabalho?

O projeto "Profissões em Pauta" terá quatro suplementos especiais, publicado a cada quinze dias no Correio Braziliense. Confira o tema e as datas de cada um deles:

16 de agosto

Tendências & caminhos ; apresentará as profissões mais quentes do momento e as últimas novidades do mercado de trabalho, como o crescimento do homeoffice (trabalho em casa) e o interesse cada vez maior dos profissionais da geração Z por novas carreiras, como social media e programador de aplicativos.

30 de agosto

A vez dos técnicos ; ter um diploma de ensino superior já não é garantia de um bom emprego e, por isso, a procura por cursos técnicos tem aumentado. Hoje, a indústria absorve boa parte desses profissionais, mas existem outros segmentos interessados em contratar bons técnicos, como a saúde e as empresas de tecnologia.

13 de setembro

Construtores do futuro ; caderno especial sobre engenharia e tecnologia da informação, dois mercados em ebulição, com muitas oportunidades de empregos e bons salários.

29 de setembro

Empreendedorismo na veia ; ter o próprio negócio é uma excelente alternativa para quem não está satisfeito com as oportunidades disponíveis no mercado. Um suplemento dedicado a desvendar tudo o que é necessário para empreender (e vencer) no Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação