postado em 19/08/2014 18:39
A partir desta semana, os participantes do Desafio Universitário Empreendedor terão uma nova forma de contar pontos nessa competição nacional. O jogo Rebimboca, que será disponibilizado no site do Desafio, estimula habilidades essenciais para quem quer ser empresário ; mas também para qualquer outra profissão.
;Os jogos podem ensinar muitas coisas, como o raciocínio lógico;, afirma Eduardo Costa, que integrou a equipe gaúcha que desenvolveu o jogo, juntamente com Daniel Merkel, Juliano Britto Silveira e Thiago Rocha. ;O jogo simula uma situação em que o participante é chefe. Mesmo que ele não exerça essa função no futuro, esse exercício vai ajudá-lo a entender, como funcionário, algumas atitudes e decisões da chefia;, acrescenta Daniel.
[SAIBAMAIS]O Rebimboca explora a dinâmica de administrar uma oficina mecânica. Nele, o jogador oferece serviços, vende produtos e coordena a gestão de pessoal. À medida que a empresa evolui, o participante precisa contratar supervisores e investir em funcionários mais qualificados, que tornem o serviço mais eficiente, e tomar decisões quanto a investimentos.
;A participação em jogos como esse aprimora habilidades que serão um diferencial no mercado, qualquer que seja a profissão escolhida pelo universitário. Ter uma atitude empreendedora é ter uma postura proativa diante da vida. Isso vale não só para quem quer abrir um negócio, mas também para quem deseja construir uma carreira em uma empresa;, ressalta Mirela Malvestiti, gerente de Capacitação Empresarial do Sebrae Nacional, que coordena o Desafio Universitário Empreendedor.
Em novembro, serão anunciados os 108 estudantes melhores colocados do Desafio Universitário Empreendedor. A final da disputa vai acontecer em dezembro. Os melhores colocados nessa competição nacional vão receber prêmios como tablets, smartphones e uma viagem internacional para conhecer centros de empreendedorismo.
Com informações da Agência Sebrae
SERVIÇO
INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ OUTUBRO
; As inscrições no Desafio Universitário Empreendedor podem ser feitas, a qualquer tempo, na página da competição ().
; Para participar das classificatórias estaduais, é necessário se inscrever e acumular pontos até o dia 31 de outubro. A participação é gratuita e aberta a estudantes de qualquer curso de universidades credenciadas pelo Ministério da Educação. Quem se inscrever depois de 31 de outubro pode concorrer nas competições dos próximos anos.