Profissoes em pauta

Dilma: "Brasil será um outro país se tiver uma geração de técnicos"

A presidenta visitou nesta quarta-feira (20) uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Belo Horizonte e destacou a qualificação profissional como saída da pobreza

postado em 21/08/2014 13:12

Dilma com os jovens alunos do Senai-BH

A candidata à reeleição pelo PT, presidenta Dilma Rousseff, visitou nesta quarta-feira (20) uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Belo Horizonte. A candidata diz ter orgulho do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e destacou que a qualificação profissional e a educação são formas de saída da pobreza e do analfabetismo.

Dilma Rousseff ressaltou que pretende ampliar o programa, caso seja reeleita. ;Nós estamos prevendo como a continuidade mais 12 milhões de matrículas asseguradas até 2018;, disse Dilma, que definiu o programa como uma ;parceria muito bem-sucedida entre o que há de melhor na área de ensino técnico no Brasil;.

Segundo ela, 70% dos cursos são de qualificação profissional e o restante, de nível médio na área técnica. A candidata também destacou a gratuidade e a facilidade de acesso ao programa.

Em entrevista coletiva, a candidata disse que o Brasil será um outro país se tiver uma geração de técnicos. O problema é que o País não tem a cultura de investir no ensino técnico. De 1909 a 2002 ; ou seja, em quase 100 anos ; foram construídas no Brasil 140 escolas técnicas. Atualmente, há no Brasil 562 escolas técnicas profissionalizantes, localizadas em 507 municípios.

O programa

Criado no governo Dilma Rousseff, o Pronatec é o maior programa de formação profissional já realizado no Brasil. São 864 tipos de cursos ; 220 técnicos e 644 de formação inicial e continuada ; realizados em escolas técnicas federais e nas unidades do Sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat). Atualmente, 67% dos alunos são jovens entre 15 e 29 anos. Os cursos profissionalizantes possibilitam aos jovens entrarem mais rapidamente no mercado de trabalho, que tem alta demanda por profissionais qualificados.

Aos 18 anos, Rafael Gonçalves faz curso técnico de Contabilidade no Senac em Minas Gerais, por meio do Pronatec. Ele escolheu o curso porque precisava trabalhar. ;Minha família sempre viveu em dificuldade. Hoje, o Pronatec me proporciona aquilo que meus pais precisaram, mas não tiveram. Estou conseguindo trilhar e conquistar o que eu tenho como objetivo. O Pronatec tem ajudado muitas pessoas a mudarem de vida, de objetivos e de trajetória. E para melhor;, conta Rafael, emocionado.

Até o fim de 2014, segundo a assessoria de campanha da presidente Dilma Rousseff, serão criadas 8 milhões de vagas em cursos técnicos e de qualificação profissional.

Com informações da Agência Brasil e do Blog do Planalto

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação