postado em 16/09/2014 06:00
A participação dos jovens no mundo dos negócios tem crescido. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e à Pequena Empresa (Sebrae), cerca de 50% dos novos empreendedores têm até 34 anos, 26% têm de 35 a 44 anos e apenas 17% têm de 45 a 54 anos. E eles estão empreendendo por dois motivos: 1) as novas gerações não aceitam mais o modelo tradicional de construção de carreira, cujo horizonte profissional era ingressar em uma boa empresa e passar a vida inteira lá, batendo ponto; 2) se o emprego ideal para esses jovens não existe, eles estão dispostos a colocar a mão na massa para criar a própria empresa e transformar seus sonhos em realidade.
Na avaliação do professor do Insper Marcelo Nakagawa, a nova geração (de jovens nascidos depois de 1990 e conhecida por Geração Z) está mais preparada para empreender. Para ele, os jovens dessa faixa etária são mais proativos, impulsivos e conectados. Testam coisas novas o tempo inteiro e gostam tanto de novidades quanto de correr riscos. Some-se a essas características o fato de serem mais livres e saberem lidar melhor com incertezas ou cenários de altos e baixos ; diferentemente dos seus pais, afeitos à ideia da estabilidade de um emprego fixo. "Essa geração mais nova não se adapta ao emprego formal, não aguenta burocracia nem subordinação", avalia.
Ainda de acordo com o especialista, há espaço de sobra para esses jovens se lançarem no mundo dos negócios. "Enquanto existirem problemas a serem resolvidos, há oportunidades para empreender. O importante é ser apaixonado pelo problema e não ficar preso a um produto ou a um serviço. Quando o foco está no problema, as soluções vão se adaptando de acordo com a situação."
Persistência como aliada
Quando se tem uma ideia na cabeça e a persistência como aliada, todos os obstáculos são encarados como desafios e motivam o pequeno empreendedor a buscar soluções. Foi assim com Miguel Marinho, 27 anos, e Vinicius Matteo, 26, que, juntamente com Gabriel Lira, 26, são proprietários de uma loja de tênis customizados.
Amigos de infância, Miguel e Vinicius sempre pensaram em ter um negócio próprio. O conceito veio a partir de um problema: a inexistência de um par de tênis azul para comprar nas lojas convencionais. "Um dia, o Miguel quis comprar um tênis dessa cor e não achou nenhum do jeito que queria. Surgiu daí a ideia de criar nossa empresa", conta Matteo.
A partir desse episódio, eles perceberam uma lacuna no mercado e decidiram inovar. Juntos, criaram uma linha de tênis customizados, ao gosto do freguês, diferentes dos encontrados nas vitrines dos shoppings. Para reduzir custos fixos com a montagem de uma loja, apostaram em um e-commerce, lançado em novembro de 2011. Foi durante o processo de criação do site e desenvolvimento da identidade visual da marca que a sociedade cresceu e ganhou mais um aliado. "O Gabriel foi muito parceiro e acreditou na ideia junto com a gente. Depois de trabalhar na elaboração do site, acabou virando mais um sócio", relembra Matteo.
Apesar da vontade de trabalhar, nenhum dos três entendia ou tinha ligações com o mundo da moda ; o que dificultava alguns processos, inclusive o estabelecimento de parcerias. Por isso, o trio passou dois anos fazendo pesquisas até encontrar um fornecedor que entregasse o produto com a qualidade desejada.
Antes de firmar essa parceria, entretanto, eles passaram por um momento de frustração. Encontraram uma fábrica que prometia os pares no modelo exigido, mas que entregou produtos completamente diferentes. Apesar da decepção inicial, eles não desanimaram e correram atrás do prejuízo até encontrar uma fábrica que também acreditasse no projeto. "Nosso maior desafio, no início da empresa, além de conseguir colocar o site no ar, foi encontrar os fornecedores e parceiros corretos", conta Matteo.
O empresário buscou capacitação no Sebrae para entender mais sobre o negócio e garante: esse foi um passo importante para o crescimento da marca. "No curso de capacitação, a gente aprende mais, abre a cabeça, faz network e conhece pessoas do ramo. Também é um canal interessante para estabelecer parcerias", analisa.
Atualmente, além dos tênis customizados, a empresa trabalha com uma linha de produtos mais comercial, feita em larga escala, para atender lojas interessadas nos diferentes modelos que a marca desenvolve. Em sua primeira coleção, os sócios colocaram à venda 420 pares de tênis. A próxima, que será lançada ainda este ano, terá 9,2 mil pares. "A gente sempre teve vontade de fazer diferente e sempre acreditou na ideia de inventar uma marca de tênis. Mas trabalhar para si mesmo é mais difícil. Não tem hora para parar: são 24 horas para atender o cliente, mas tem suas recompensas."
A empresa desses jovens empreendedores conta, hoje, com um ponto de venda físico, no Conjunto Nacional. Os tênis da marca também são comercializados em 16 lojas parceiras em diversas capitais. O próximo passo do trio é abrir, até o fim do ano, uma nova loja em um outro shopping de Brasília.
As características que fazem diferença
Ser empreendedor é o sonho de 76% dos brasileiros, mas a maioria não sabe como dar os primeiros passos. Dificilmente uma pessoa reunirá todas essas características, mas antes de se atirar nos negócios, é importante estar consciente de suas qualidades e suas deficiências. Veja, abaixo, uma lista de requisitos importantes para um empreendedor de sucesso:
; Estar sempre em busca de oportunidades
; Iniciativa
; Persistência
; Comprometimento
; Exigência de qualidade e eficiência
; Correr riscos calculados
; Saber estabelecer metas
; Buscar informações
; Planejar e monitorar sistematicamente
; Capacidade de persuasão, negociação e de formar rede de contatos
; Independência e autoconfiança
Fonte: Sebrae