A presidente da Associação Brasileira de Franchising, Cristina Franco, destaca cinco pontos importantes para que o empreendedor se aventure e invista em franquias. Primeiro: é preciso pesquisar, entender como o negócio funciona, as taxas a serem pagas e o investimento inicial necessário para abrir uma loja da marca.
Tão importante quanto saber as regras a serem seguidas e os direitos do franqueado, é se identificar com o segmento no qual se quer investir, ou seja, é preciso ter identidade com o ramo escolhido. "Uma pessoa que não suporta o cheiro de comida, não pode investir em uma franquia de lanchonete em um shopping", exemplifica Cristina.
O investimento inicial também pode ser um dos filtros de escolha da franquia. É preciso que o valor caiba no bolso. Atualmente, há microfranquias cujo investimento inicial é de até R$ 80 mil.
A presidente da ABF sugere ainda que o empreendedor faça uma consulta jurídica com um advogado especializado em franchising. O suporte jurídico é importante uma vez que a relação entre o franqueado e o franqueador costuma ser de longo prazo. "Para entrar em um negócio, não se pode ter dúvidas", destaca.
Por último, Cristina sugere que os interessados na marca busquem fazer uma pesquisa com franqueados da rede. Segundo ela, a relação entre franqueados da mesma marca não é de concorrência. "Quando se é um franqueado, o intuito é batalhar pela marca, pela conquista de mais mercado. Os franqueados serão parceiros de troca, cada um em seu território", destaca Cristina.
Oportunidade que deu certo
Para a empresária Gisele Barrozo, 40 anos, a opção pela franquia acabou sendo a melhor saída para entrar no mundo dos negócios. Com formação jurídica, ela não tinha experiência como empreendedora. "A franquia te dá um rumo, uma base, uma receita para iniciar os negócios", conta Gisele que, antes de escolher uma franquia de lavanderias, pesquisou por um ano e meio os segmentos e as diferentes marcas disponíveis no mercado brasileiro.
Gisele virou empresária em 2011, quando assumiu as três lojas da marca no Lago Sul, de um antigo franqueado. De lá para cá, ela reformulou as lavanderias e fez uma readequação de pessoal. Satisfeita com os resultados, adquiriu mais duas lojas, sendo uma delas de marca nova, que faz serviços de costura, reparo e ajustes em roupas.
"Ao empreender por franquia é preciso seguir um padrão administrativo e de qualidade. Não é adquirir uma marca e esperar que ela se garanta sozinha", diz Gisele. Para ela, é o empenho do dono o principal ingrediente para o sucesso de qualquer empreendimento. Com isso em mente, ela já pensa em inaugurar uma outra loja, dessa vez, no Lago Norte.