Profissoes em pauta

Brasil já é o terceiro mercado de franquias do mundo, em número de marcas

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o país já conta com 2,7 mil redes de franquia e um total de 114,4 mil unidades franqueadas

postado em 22/09/2014 06:00

Stefânia Garcia, empresária:

Os números e as cifras do setor de franchising têm crescido ano a ano. Em 2013, o faturamento total do setor chegou a R$ 115 bilhões. Alta de 11,9% em relação ao ano anterior. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o país já conta com 2,7 mil redes de franquia e um total de 114,4 mil unidades franqueadas. Só em 2013, 277 novas franquias surgiram no mercado.

O franchising brasileiro ocupa a terceira colocação no ranking do World Franchise Council, em número de marcas, atrás apenas da China e da Coreia do Sul. Das marcas em operação no Brasil, 92,4% são genuinamente brasileiras, sendo que, desse total, 4,8% (121 marcas) operam também no exterior.

O franchising contribuiu com a criação de mais de 88 mil novos postos de trabalho no passado, totalizando 1.029.681 empregos diretos e formais ; um crescimento de 9,4% em relação a 2012.

Além de gerar postos de trabalho, o setor de franquias é responsável por grande parcela do primeiro emprego. As redes dão oportunidade, principalmente, aos jovens e investem pesado em programas de treinamento e capacitação profissional.

Qualidade que faz a diferença

Proprietária de uma franquia 100% brasileira, a advogada Stefânia Garcia, 32 anos, entrou nesse mercado disposta a trabalhar com um produto que gostasse. "Eu já era cliente da marca e gostava do chocolate que eles faziam", recorda. "Meu foco era encontrar um produto com o qual eu me identificasse. Não dá para vender algo que você próprio não goste. Daí a escolha por chocolates".

Stefânia já tinha um local para abrir a loja quando participou de uma reunião para os interessados em ser franqueados da marca. "Pela qualidade do produto, tive a certeza de que compensava investir."

Ela aponta o know-how da marca e o nome no mercado como bons atributos para se investir no franchising. "Na franquia, vem o pacote. O produto é bonito, a qualidade é garantida e o empresário tem mais orientação", diz Stefânia, dona de uma loja no Guará II há quase dois anos. Satisfeitíssima com o retorno do investimento, a empresária já tem planos de abrir novas lojas e espera fazer isso até o fim deste ano. "Estou em busca de um local", finaliza.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação