Até o próximo domingo, artesãos de 12 estados brasileiros expõem e comercializam sua arte durante o 5; Salão de Turismo do Brasil, que é realizado no Anhembi em São Paulo. Os 15 grupos, formados em sua maioria por mulheres adeptas da arte do ;feito à mão;, fazem parte do Talentos do Brasil , um projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário com apoio do Ministério do Turismo.
Os grupos estão organizados em cooperativas e associações e trabalham sob a consultoria de estilistas como Ronaldo Fraga, Jum Nakao, Tereza Santos, Renato Loureiro, Iuri Sarmento, só para citar alguns nomes. O próximo a entrar na lista será o badalado Walter Rodrigues.
Jum Nakao e Ronaldo Fraga participam do projeto desde a sua idealização, em 2005. Eles, juntamente com os demais estilistas, a auxiliam os artesãos no planejamento e desenvolvimento de coleções de roupas e acessórios. Outra missão do Talentos do Brasil é ajudar na gestão do negócio e comercialização dos produtos, representada pela Cooperativa Nacional Marca Única (Cooperunica), que capacita os artesãos na administração do negócio com noções de marketing, técnica de vendas e organização financeira.
Muitas roupas, bolsas, cintos, sapatos são produzidos a partir de palmeiras do buriti e turuci, coco e palha do babaçu, cipó, couro de peixe, sementes, sisal, sobras de madeira, bagaço de cana, algodão orgânico, lã de carneiro, crina de cavalo, garrafas PET e até sobras de madeira. Conheça alguns dos produtos feitos pelos artesão e estarão à venda durante o 5; Salão.
Veja