postado em 09/07/2010 19:06
"Oláááááá, eu sou a Lola e esta é a minha primeira entrada no blog então é uma coisa meio ummmmm%u2026". Foi assim, com uma frase cheia de gírias e trejeitos típicos de qualquer adolescente que Lola ou, se parecer mais familiar, Maria Lourdes Ciccone Leon, a herdeira da rainha do pop Madonna, se apresentou em seu blog. Pois é, já não bastasse a blogosfera estar para lá de congestionada de fashionistas, ela acabada de ganhar mais uma adepta, em versão quase mini. Lola, que tem 13 anos, agora assina o Material World, blog da marca Material Girl, cuja direção criativa está sob o seu comando. Se o universo dos blogs de moda é igual a coração de mãe, não há dúvidas de que ele cederá a Lola um generoso espaço, a julgar pelos quase mil comentários no primeiro post.Entre dicas de bolsas e jaquetas para o verão, a menina fala da própria vida, que inclui, à primeira vista, questões bastante comuns a qualquer garota da sua idade. Ela não vê a hora, por exemplo, de completar 14 anos, em outubro, quando finalmente vai ter autorização da mãe famosa para tingir os cabelos. A cor preferida é preto %u201Csó porque combina com tudo%u201D, mas dispensa o marrom %u201Cporque lembra a cor de uma coisa MUITO nojenta%u201D, como ela justificou na página. Ama os anos 1980 %u2013 claro, por causa da mãe, que ditou tendência na época %u2013 e é convicta de que a melhor banda do mundo é a My Chemical Romance que, diz a fã, "é tão boa que até dói".
Desde que Lola estreou o Material World, no dia 29 de junho, foram cinco posts. Só um, no entanto, de autoria da %u201Cblogueira%u201D. O restante é assinado por uma equipe. Assim, fica difícil dizer se a menina leva ou não jeito para a coisa. O post de maior sucesso, no entanto, foi mesmo o de apresentação, em que a garota conta detalhes da vida pessoal: 930 comentários em uma semana. %u201CEu amei sua apresentação, Lola! Você é incrível como a sua mãe. Adoro você e estou curioso para conhecê-la melhor porque você é talentosa%u201D, comentou um leitor sem economizar pontos de exclamação e letras maiúsculas. %u201CVocê é tão linda e estilosa, exatamente como a sua mãe! Mal posso esperar pelo próximo post! Você está no Twitter?%u201D, quis saber outro, sem maiores cerimônias. E confirmando que a filha da Madonna jamais poderia sair ilesa de polêmicas desse meio democrático que é a internet, há também os comentários ácidos, como um que diz que %u201Csó porque você é filha da Madonna não quer dizer que seja legal ou relevante e, aliás, seu gosto para moda é horrível%u201D.
Críticas à parte, pelo menos por aqui os blogueiros apostam que o Material World será sucesso garantido entre os leitores de blogs. A julgar pela quantidade de comentários de brasileiros na página elogiando a menina e lamentando o fato de que não poderão comprar as peças da marca no Brasil, a previsão já está confirmada. A blogueira Bárbara Resende, dona do Fashion Gazette, um dos mais lidos pelo público de blogs no Brasil, acredita no potencial %u201Cbloguístico%u201D de Lola. %u201CO que ela escreveu até agora me parece bem atento às tendências da moda%u201D, avalia. No entanto, para ela, não há como negar que ser cria da rainha do pop ajuda. %u201CPelo sobrenome que ela carrega vai bombar sim, ainda mais se ela postar fotos pessoais%u201D, opina Bárbara.
Thereza Chammas, do Fashionismo, não só aprova o blog como apoia a precoce empreitada fashionista da menina. %u201CAcho incrível como as adolescentes estão bem mais antenadas com a moda, buscam mais referências. Tudo bem que Lola não é uma adolescente comum, mas pelo esforço e dedicação para pesquisar tendências já é um ótimo exemplo%u201D, defende. %u201CDeixou uma boa impressão. Tá aí um bom blog%u201D, conclui. A linguagem adolescente chamou a atenção de Fernanda Resende, uma das autoras do Oficina de Estilo. %u201CAchei mais de MSN do que de blog%u201D, analisa. %u201CÉ muito adolescente, mas está apropriado para o público que não conhece os anos 1980 da Madonna mas é quem provavelmente vai consumir a marca. Até o lançamento da coleção o blog deve render, sim%u201D, afirma, mais cética.