Revista

Uma borrifada de personalidade

A escolha do perfume é um ato solitário, pois cada tipo de pele interage de forma diferente em contato com a fragrância

postado em 16/07/2010 20:30

A perfumista Verônica Kato valoriza as essências nacionaisCheiro de bolo assando no forno, de grama molhada, de roupa limpa. Você já parou para pensar em como seria nossa vida sem os aromas? Desde que nascemos, estamos rodeados de odores ; estejam eles na natureza ou contidos em pequenos frascos. Por isso, a escolha do perfume é algo tão pessoal e instransferível ; a fragância é um dado da nossa personalidade que espalhamos aos quatro ventos.

E o brasileiro adora um cheirinho. Segundo uma pesquisa feita em junho deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cada família deixa quase 0,8% do orçamento nos caixas das perfumarias ; o mesmo que gasta com cursos superiores.

Mas como surge um perfume? Verônica Kato ; perfumista de uma famosa marca de cosméticos brasileira ; explica que o primeiro passo é definir quais serão os ingredientes da fragrância, que podem ser de origem sintética (sintetizados em laboratório) ou natural, extraídos de plantas. ;Os ingredientes têm diferentes notas olfativas, que podem ser cítricas, amadeiradas, frutadas, florais, adocicadas, entre outras;, ensina.

Um perfumista precisa ser capaz de identificar e combinar todas as famílias olfativas existentes, bem como saber diferenciar o cheiro de diversos tipos de flores. A união das diferentes notas olfativas dá origem a um acorde olfativo. O conjunto de acordes olfativos resulta no perfume em si. ;Há ingredientes exclusivos extraídos da biodiversidade brasileira que dão assinatura e diferencial olfativo aos nossos perfumes como, por exemplo, a priprioca, o breu branco, a castanha do pará e a copaíba;, enumera a especialista.

No mundo dos aromas, as tais notas também recebem nomes específicos, de acordo com a função de cada uma. O cheiro que sai do frasco logo na primeira borrifada é o conjunto das chamadas notas de saída. Leves e voláteis, duram em média 30 minutos. As notas de corpo são sentidas em seguida e duram até três horas. ;São as notas que dão a personalidade do perfume;, destaca Verônica. As notas que vencem esse período de tempo foram batizadas de notas de fundo. Menos voláteis que as outras, são as que permanecem mais tempo na pele.

Um perfume pode levar meses para ficar pronto. Tudo vai depender dos ingredientes e da forma de trabalho de cada perfumista. ;Muitas vezes, é preciso esperar o plantio, a colheita, a safra e o desenvolvimento do óleo dos ingredientes;, justifica Verônica. Entender o conceito que se pretende passar com cada fragrância também é um fator importante na criação do produto. É a partir dele que se define se o perfume agradará mais a homens ou a mulheres, se será noturno ou diurno.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação