Revista

O ano em que o mundo descobriu Brasília

Aos 50 anos, a capital vive um boom de investimentos em várias áreas. Saiba as razões que a transformaram num polo de atração e o quais são os negócios e eventos que estão por vir

postado em 23/07/2010 18:50

Show do Guns'n Roses em março deste ano









As mudanças estão no ar. Quem vive em Brasília há muitos anos sabe disso. É só se sentar em uma mesa de bar que as especulações começam. Sabe quem vem para cá? Qual show? Qual marca? A cada semana, surgem novos empreendimentos em vários setores. Precisa-se cada vez menos sair da cidade para consumir produtos exclusivos e marcas de qualidade. Se antes a cidade era mais conhecida por sua face burocrática, agora, finalmente, entrou no seleto circuito econômico e cultural nacional. Virou parada obrigatória na rota dos grandes eventos culturais e ponto de encontro dos maiores investidores nacionais e internacionais, além de termos recebido filiais e até sede de grandes empresas.

Seria uma redescoberta de Brasília? Na verdade, é a própria capital cumprindo sua vocação: descentralizar o Brasil do triângulo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. ;Brasília é resultado de políticas de povoamento e o seu desenvolvimento está seguindo o curso que lhe foi proposto no seu surgimento. A ascensão de Brasília é saudável para o desenvolvimento geoestratégico do Brasil;, pontua a geógrafa Edma Amorim, do IBGE. Classificada como metrópole nacional em 2008 pelo instituto, a cidade tem experimentado um boom de investimentos. Grandes empresas como Odebrecht, Louis Vuitton e American Airlines se instalaram por aqui. Outros nomes, como o Grupo Fasano e a Daslu, estudam o mercado brasiliense. ;Não se pode pensar hoje em qualquer empreendimento nacional sem passar por Brasília;, argumenta o diretor regional da Odebrecht Realizações Imobiliárias, Sérgio Roberto Macedo. ;A verdade é que Brasília nunca deixou de ser a cidade das oportunidades;, resume o diretor da Brasal Incorporações, empresa local, Dilton Junqueira.

A Revista conversou com empresários, produtores culturais, consumidores e geógrafos para entender esse novo momento da capital. De quebra, apresenta a você um panorama dos negócios e eventos que vieram ; ou estão para vir ; para a cidade.

Onde está o dinheiro?

Aos 50 anos, a capital vive um boom de investimentos em várias áreas. Saiba as razões que a transformaram num polo de atração e o quais são os negócios e eventos que estão por virBrasília é a terceira cidade em consumo de produtos sofisticados do Brasil, é o centro do poder e de representações internacionais, tem a renda per capita mais alta do país com R$ 5,3 mil e foi indicada, em 2006, pelo ranking do Banco Mundial como a melhor cidade brasileira para negócios. ;Esses números são resultados da política de interiorização do país planejada na construção de Brasília, reforçando a desconcentração do triângulo Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais;, explica a geógrafa do IBGE Edma Amorim.

Não há como disassociar a ascensão de Brasília como polo econômico do dinheiro que vem do governo federal. Apesar de Brasília ter apenas 21,9% dos seus trabalhadores na administração pública, os rendimentos desse grupo são quatro vezes maiores que os de empregados na iniciativa privada. Em média, um servidor público ganha R$ 4.689 e um de empresa particular, R$ 1.092. Isso significa que quase 50% do PIB de Brasília é formado por dinheiro público. Essa disparidade, no entanto, tende a diminuir. A iniciativa privada tem crescido o dobro do serviço público ; 8,7% em um ano, enquanto o público estacionou nos 4,3%. O crescimento ocupacional do setor privado aumentou 5,8% nos últimos 12 meses.

A empresária Luana Oliveira, 29 anos, faz parte do grupo de consumidores que percebe esse movimento ascendente. Ela gosta de produtos de qualidade e diz não sentir mais necessidade de ter que se deslocar até o Rio de Janeiro ou São Paulo para comprá-los. ;O leque de opções atual é excelente. Todas as boas marcas estão aqui, de bolsas e sapatos sofisticados a roupas. Realmente, não vejo por que sair daqui para comprar.; Ela diz que amigos, vindos de outras cidades, ainda reclamam sobre as limitações da capital, mas acredita que essa impressão se deve a um desconhecimento. ;Podemos até não ter a loja com o nome da marca, mas ela é vendida aqui;, assegura.

Para ela, o crescimento em qualidade não se limita à moda. ;Todo dia há um restaurante sendo inaugurado e muitos têm chefs internacionais. Além disso, encontro novas tendências de cozinha mundial facilmente.; Em relação à área cultural, Luana acredita que, de três anos para cá, a vida cultural de Brasília melhorou muito. ;O que acontece é que muita gente não procura saber o que acontece na cidade e daí reclama. Vou a grandes shows e peças de teatro sempre e todos os fins de semana encontro bons programas.;

O boom de 2010 e o que vem por aí no segundo semestre e em 2011


O QUE VEIO

Iguatemi: em abril, a rede de shoppings mais badalada do país desembarcou em Brasília e trouxe uma série de marcas de luxo.
Burberry: anos atrás, a marca britânica tentou conquistar o mercado brasileiro, mas não deu certo. Neste ano, a marca lançou em Brasília a primeira loja da América Latina.
Missoni: a marca italiana já tem loja em São Paulo, mas veio para Brasília com novidades. A filial daqui é a única loja que vende móveis no Brasil.

Shows: a legendária banda Guns n;Roses abriu, em março, a turnê brasileira por Brasília. Também vieram Jason Mraz, Franz Ferdinand, Iron Maiden, Moby e o A-Ha, em sua última turnê.
Exposição: o CCBB organizou uma das exposições mais completas sobre a arte russa e escolheu Brasília para abrir a exposição Virada Russa. Depois, ela passou por São Paulo e Rio de Janeiro.
Odebrecht Realizações Imobiliárias: a maior empresa de construção brasileira lançou esse ano o empreendimento em Brasília às margens do Lago Paranoá. O Brisas do Lago é um hotel planejado para longa estadia focado no mercado de luxo com 750 apartamentos.
AlphaVille: o empreendimento imobiliário que virou sinônimo de luxo em São Paulo chegou a Brasília. Eles vão explorar uma área de mais de 860 mil m;. A previsão é que área abrigue 3300 pessoas.

O QUE VIRÁ
Devassa: o bar carioca vai abrir em Brasília no Pontão no segundo semestre. Estão previstos 420 lugares com ambientação sofisticada. O cardápio vai oferecer petiscos e um buffet rico na hora do almoço.
Avenida Paulista: a pizzaria que é sucesso em Curitiba vai abrir na orla da Ponte JK em Brasília. O prédio vai ter espaço para 400 pessoas e terá projeto da arquiteta Denise Zuba.
O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo: em agosto, a marca gourmet que já faz sucesso em Lisboa, São Paulo e no Rio de Janeiro vai abrir um quiosque no Park Shopping. O bolo é conhecido por ser feito sem farinha ou fermento.
Salvatore Ferragamo: a marca do famoso sapateiro italiano desembarca em Brasília, no Iguatemi, no segundo semestre.
Gero: o requintado restaurante italiano da rede Fasano está com quase pronto para abrir as portas em outubro, no Iguatemi.
Shows: estão confirmados em Brasília Simple Mind, Lauryn Hill, Green Day, The Cranberries e Scorpions.
Exposição: a próxima grande exposição do CCBB é a A Magia de Escher. A primeira parada vai ser em Brasília e depois ela entra no tour nacional.
Teatro: o CCBB vai fazer em Brasília a estreia nacional do espetáculo Maria de Caritó, com direção de Newton Moreno e com Lilian Cabral no elenco, em 2011.
American Airlines: a partir de 18 de novembro, a empresa de aviação americana vai oferecer um serviço quatro vezes por semana entre Brasília e Miami.
Lan: a empresa de aviação chilena vai voar o seu primeiro vôo internacional saindo de Brasília no dia 1; de agosto. Vai ser um voo direto para Lima no Peru.
World Gym: a franquia chega a Brasília em agosto como a marca ícone do fitness mundial e será instalada no Meliá Brasil 21. Nomes famosos como Arnold Schwarzenegger, Lou Ferrigno, Kevin Lavrone, Jay Cutler já frequentaram a academia.

AINDA NÃO CONFIRMADOS
Daslu: no fim do ano passado, Eliana Tranchesi veio a Brasília e disse que gostaria de abrir uma filial da loja no Planalto Central. Com os problemas financeiro da marca, os planos ficaram para o futuro.
Fasano: executivos da rede estiveram em Brasília em junho à procura de terreno para lançarem o hotel logo em 2011. Mas, por enquanto, os executivos da marca não querem comentar o assunto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação