O sonho de estar mais perto da natureza é algo cada vez mais comum para quem vive no caos urbano. Um misto de vontade de estar na metrópole, mas com os pés na terra. Arquitetos, decoradores e paisagistas tratam de concretizar esse desejo e trazem o jardim para dentro de casa, até das mais compactas, como as quitinetes. Na 4; edição da mostra Morar mais por menos ; o chique cabe no bolso, alguns ambientes mostram como esse diálogo entre urbes e campo é possível e necessário.
Amparados por uma proposta de sustentabilidade, André Alf e Cecilia Malcher são alguns dos arquitetos da mostra que acrescentaram plantas a espaços inusitados. Para a criação do Estar de Entrada, André Alf teve como ponto de partida uma goiabeira. ;Não queríamos derrubá-la, então, foi a partir dela que se fez a decoração do lugar;, explica.
Para o Apartamento do Jovem Empresário, Cecilia Malcher pensou em dois ambientes que explorassem o verde. No banheiro, os bambus orquídeas dão outra cara ao ambiente que, na maioria dos projetos, não é favorecido por iluminação natural. Já na varanda, o jardim externo é composto por bambus orquídeas, bromélias e samambaias. ;A área verde integra esse convívio com a natureza à sala e à cozinha. Assim, as pessoas não se sentem enclausuradas entre quatro paredes;, constata a arquiteta.
Quem pensa em aderir à proposta e investir num ;quintal; dentro do apartamento deve levar em consideração alguns cuidados. Segundo o paisagista Romero Melo, que assina o projeto dos jardins de oito ambientes da mostra, a beleza da planta não é o único aspecto a ser levado em consideração. ;Espécies adequadas a ambientes com pouca iluminação e ventilação, que requerem menos água que plantas de jardins externos, são a melhor opção;, aconselha.
Encontro das Artes
Esse é o tema da palestra do arquiteto e fotógrafo Tuca Reinés, na próxima terça, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, no Setor Hoteleiro Sul, às 19h30. Na terceira edição do Ciclo de Palestras Docol, direcionado a arquitetos, engenheiros e decoradores, realizado em parceria com a São Geraldo, Tuca abordará a importância da fotografia para a arquitetura. A entrada é gratuita. Inscrições pelo 0800 7712348.
SERVIÇO
Mostra Morar mais por menos
Até 29 de agosto, de terça a sexta, das 16h às 22h. Sábados e domingos, das 12h às 22h.
União dos Escoteiros do DF, ao lado do MDO Squash, Setor de Clubes 3
Preços: R$ 15 (meia-entrada cartão Sempre Você e cadastro na bilheteria)