Muita gente monta o guarda-roupa completo apenas com peças compradas em liquidações, bazares e brechós. Mas há uma gama muito maior de pessoas que não tem paciência para procurar produtos bons por preços baixos. Não precisa se desesperar. Garimpar é uma arte que pode ser aprendida e apreciada em pouco tempo. Por isso, a Revista montou um guia explicando passo a passo como criar uma estratégia para melhor aproveitar as ofertas do bazar que a Revista vai promover nos dias 18 e 19 de setembro. As dicas são da consultora de imagem e palestrante do evento Rosanna Tarsitano, que estará em um dos workshops do evento, e da dona do Brechó Peça Rara, Bruna Vasconi, que vai expor em um dos estandes. As especialistas garantem que o segredo é ter foco e deixar os preconceitos de lado.
Antes
1. Faça uma limpa no armário: a melhor forma de comprar é ter em mente o que falta no guarda-roupa. Por isso, o primeiro passo é arrumar o armário. Tirar o que não precisa, relembrar peças que estão esquecidas por lá e criar novas possibilidades de combinações.
2. Pesquise imagens de moda: quem não acompanha blogs e revistas de moda deve fazer uma busca de fotografias fashion. Fique de olho em looks legais com peças-chave para procurar nos estandes.
3. Saiba quanto custa: crie o hábito de olhar o preço das roupas e acessórios nas vitrines dos shoppings. Você só aprenderá se uma peça está cara ou barata se souber quanto ela custa no valor cheio. Só passeando e olhando você saberá se o desconto é bom ou ruim.
4. Separe o orçamento: o ideal é sair com uma quantidade certa de dinheiro vivo. Isso é bom para não comprometer o orçamento e não comprar o que não precisa. O segredo é ser objetivo e ter o dinheiro contado na mão.
No local
5. Desprenda-se: chegue de cabeça aberta aos bazares, brechós e liquidações. Não adianta achar que será fácil encontrar boas peças. É tudo misturado: coisa boa e ruim. É preciso procurar e mexer. Por isso, vá com tempo e esbanje paciência.
6. Chegue cedo: quem começa a garimpar primeiro acha mais opções e pechinchas. Por isso, não se atrase e vá direto aos estandes que você sabe que vai encontrar alguma coisa. Se o seu alvo são as bijuterias, vá lá primeiro. Se quiser eletrônicos, faça essa parada logo no inicio.
7. Estratégia é o seu melhor amigo: saia de casa com as peças que você quer em mente. Passe nas marcas em que você acredita que encontrará o essencial. Avalie quais são as melhores compras e compare com o que viu em outros estandes.
8. Mantenha o foco: a melhor maneira de garimpar é ter foco, calma, paciência e estratégia. Compre roupas e sapatos confortáveis. Mantenha o foco. Não saia comprando só porque está barato, isso pode comprometer o seu orçamento e entulhar o seu armário.
Evite
- Tudo o que é muito tendência, pois essas peças são voláteis.
- Comprar diversas roupas de diferentes cores porque está barato.
- Levar o que você não precisa por causa do baixo preço.
- Roupas de tamanhos grandes: ajustar nunca é uma boa ideia.
- Peças apertadas: emagrecer é um projeto de vida e não uma decisão para tomar na hora do bazar.
- Coleções de inverno que sejam muito quentes: considere o clima da cidade em que você mora.
Fique de olho
- Roupas de qualidade com bom caimento e um bom preço.
- Peças caras que você não teria coragem de comprar com o preço cheio: jaquetas de couro, botas.
- Tudo que tem um detalhe charmoso.
- Avalie se as roupas nas araras têm defeitos.
- Peças curingas: blazeres, casaquetes, cardigãs.
- Acessórios são atemporais, é bom investir neles em bazares.