Jornal Correio Braziliense

Revista

Um olhar clássico

Com que óculos escuros você vai enfrentar o verão? Enquanto o inverno se despede, a Revista mostra o que será tendência na próxima estação

Carolina Samorano
Especial para o Correio
Quem não tem colírio vai de óculos escuros mesmo. Desde que tenham estilo e, de preferência, uma história para contar. A moda vai e vem. Graças a esse carrossel, em uma só década revivemos o melhor e o pior dos anos 1950, 1960, 1970, 1980 e, mais recentemente, 1990. O retrô é o novo moderno e, sendo assim, nas araras e prateleiras das lojas, cada dia fica mais frequente a sensação de déjà-vu. Com os óculos não poderia ser diferente. As apostas de estilistas daqui e de fora e de famosos lançadores de tendência têm ficado ao lado dos clássicos.
O modelo aviador, por exemplo, lançado pela Ray Ban ainda nos anos 1930, não perdeu o status de chique. Outros designs icônicos, como o wayfarer, dos anos 1950, e os engraçadinhos redondos dos anos 1970, parecem querer seguir a mesma linha. ;Isso é uma das coisas mais instigantes da moda ótica. Os clássicos têm sempre o seu lugar e têm sido cada vez mais procurados nas lojas;, explica o empresário Voriques Oliveira, da Voriques Óptica, uma das lojas que participarão do Bazar da Moda ; Revista do Correio, que ocorre em 18 e 19 de setembro, no Pontão do Lago Sul. Sendo assim, a preparamos um guia que ajudará a eleger o clássico que tem mais a ver com o seu estilo.

Aviador
É um dos poucos modelos que caem bem tanto em homens quanto em mulheres, embora originalmente tenha sido desenhado para eles. Os óculos aviador são uma criação da Ray Ban de 1936, a partir de um pedido especial dos pilotos do exército norte-americano, que precisavam de uma proteção antirreflexo contra os fortes raios solares que atrapalhavam as suas manobras enquanto pilotavam. Em 1937, eles foram parar nas prateleiras das óticas, disponíveis para o público civil. Mais de sete décadas depois do seu début, o modelo continua praticamente intocado, embora tenha ganhado algumas poucas atualizações em função dos avanços tecnológicos, além de modelos de inúmeras outras marcas inspirados no clássico.
Óculos Ray Ban (R$ 490).


Wayfarer
Foi em 1952 que a norte-americana Ray Ban apresentou ao mundo o Wayfarer. Na época, o design arredondado e inteiramente em acetato quebrou com a ditadura dos modelos em metal em vigência até então. Foi sucesso durante as décadas de 1950 e 1960 e imortalizado por Audrey Hepburn no clássico do cinema Bonequinha de luxo, de 1961. Nos anos 1980, virou mania de novo e chegou a fazer parte do figurino de Madonna no clipe Lucky star . Depois de ter ficado alguns anos esquecido nas gavetas, o clássico da marca ressurgiu e parece que, desta vez, para ficar. A socialite Paris Hilton, a cantora Lily Allen e a atriz Sienna Miller já apareceram com seus modelos.
Óculos Wayfarer Ray Ban (R$ 1.100). O modelo branco, atualizado, acompanha kit de canetas coloridas para personalização.
Óculos pretos Wayfarer Ray Ban (R$ 550).


Clubmaster
Parece o Wayfarer, mas não é. O Clubmaster foi originalmente lançado em 1986, pela Ray Ban, inspirado no modelo em acetato dos anos 1950, porém ganhou linhas mais delicadas em metal. O modelo repaginado do sucesso anterior da marca passou inúmeras vezes pelas telonas e fez sucesso ao definir o estilo de personagens como o de Denzel Washington em Malcolm X (1992) e o de Tom Hanks em Prenda-me se for capaz (2002). No final de 2008, a marca norte-americana relançou o clássico e ganhou adeptos de peso como as trendsetters Rachel Bilson, Agyness Deyn e Diane Kruger. Várias outras marcas fizeram suas versões do clássico.
Óculos Max., inspirado nos Clubmasters originais (R$ 400).


Jackie O.
Os óculos enormes de formato arredondado, armação em acetato e lentes degradê que a ex-primeira-dama norte-americana Jacqueline Kennedy Onassis desfilava ao lado do marido, o então presidente John F. Kennedy, no início dos anos 1960, tiraram para escanteio os modelos pequenos e engatinhados que faziam sucesso na década anterior. O formato exagerado adotado por Jackie O., que foi alçada ao status de ícone fashion à época, acabou virando símbolo de estilo, e grifes do mundo todo adotaram o apelido da ex-primeira-dama para nomear seus modelos inspirados.
Óculos pretos Jackie O. Hugo Boss (R$ 850).
Óculos modelo Jackie O. brancos Hugo Boss (R$ 650).


Tartaruga
Uma das armações mais clássicas da moda ótica é também uma das mais antigas. Desde os primeiros anos do século 20, quando materiais como o próprio casco da tartaruga foram substituídos pelo acetato na confecção das armações, a estampa manchada, oficialmente chamada de demi ou demi-blond (a depender se o fundo é mais claro ou mais escuro), adorna alguns dos mais elegantes e atemporais óculos escuros. Tanto que alguns clássicos, como o Clubmaster e o Wayfarer, fizeram sucesso com suas versões em tartaruga.
Óculos Ralph Lauren com detalhe dourado nas hastes (R$ 590).


Máscara
Os óculos de lentes exageradas e inteiriças que lembram máscaras para prática de esportes radicais só começaram a aparecer entre as tendências em ótica nos anos 1990, mas já ganharam status de clássico, sendo item obrigatório em todas as coleções das grifes mais descoladas e entendidas em óculos escuros. Os modelos máscara mais conhecidos são os Carrera, que inclusive foram adotados por Lady Gaga no vídeo Bad Romance. Paris Hilton também já foi vista dando pinta com o seu por aí.
Óculos Salvatore Ferragamo (R$ 1.290).


Como John Lennon
Marca registrada do Beatle John Lennon e do roqueiro Ozzy Osbourne, foi nos anos 1970 que os óculos redondinhos com aro de metal e formato bem mais modesto que os usados por Jackie O. ficaram conhecidos, sendo praticamente um símbolo da década do Flower Power, junto com as calças boca de sino e os acessórios em couro natural. Esquecidos desde então pelo mundo da moda, eles reapareceram com força de tendência na última temporada. Depois de ter virado xodó da excêntrica cantora Lady Gaga, já foram vistos com a apresentadora Alexa Chung, a atriz Taylor Momsem e até Victoria Beckham. Por aqui, os estilistas Alexandre Herchcovitch e Simone Nunes incorporaram o modelo a suas coleções de primavera/verão 2011.
Óculos Emporio Armani (R$ 590).


Retrô puxadinho
Eterno ícone dos anos dourados, os óculos pequenos engatinhados, que apareceram pela primeira vez nos anos 1940 e ganharam as ruas de vez na década seguinte, aos poucos começam a se estabelecer de novo como tendência junto a outros clássicos de décadas passadas. Só que agora a modelagem clássica vem em novas versões, muito mais modernas e com pegada fashion. Celebridades como a atriz Scarlett Johansson, a cantora Rihanna e a herdeira Paris Hilton já apareceram por aí com o modelo. Nas passarelas, Sonia Rykel, Alexander Wang e Tom Ford fizeram suas versões.
Óculos gatinho em versão atualizada Anna Sui (R$ 1.390).

Todos os óculos usados nas fotos são da Voriques Óptica.

Produção: Bianca Assunção // Modelo: Jessica Tavares, da Agência Glam Model // Cabelo: Cleide Nascimento, da Equipe BLZ // Maquiagem: André Amaral, da Equipe BLZ