Revista

Abre e fecha com estilo

Cortinas e persianas sãos os dois adornos clássicos das janelas. A escolha entre os dois ou o uso conjunto deve ser ponderada com bom senso e equilíbrio

postado em 31/08/2010 18:11

Se as janelas fossem os olhos da casa, as cortinas e as persianas funcionariam como pestanas. Ao regularem a entrada de luz e de vento, elas protegem o mobiliário, a TV e outros utensílios domésticos. No escritório, impedem quaisquer intromissões à concentração de quem trabalha em frente ao computador. À noite, tingidas pelas luminárias, dão ao ambiente um toque de mistério. Tamanha importância reflete no trabalho de arquitetos e de decoradores, preocupados com a escolha certa para um resultado eficaz.

No projeto para a suíte que homenageou o casal Sarah e Juscelino Kubistchek na 4; edição da mostra Morar Mais por Menos, o engenheiro Paulo Melo e as designers Alva Pinheiro e Sara Puttini elegeram a cortina como adorno da janela. "Optamos pela utilização de uma com fios de seda, que dá leveza e permite um toque delicado ao espaço", conta Sara. Da mesma forma, o quarto da adolescente, projetado por Raquel Ribeiro e Viviane Gontijo, ganhou romantismo com o acessório.

Para os mais criativos, misturar persiana e cortina confere praticidade e aconchego ao ambiente. "Como a persiana dá um ar mais arrojado e sóbrio, acrescentamos xales de linho à composição. Os xales podem funcionar como cortinas", exemplifica a designer de interiores Aline Bontempo.

Antes de escolher qual persiana ou cortina combina com sua casa é necessário priorizar estética e funcionalidade. Boa opção para os alérgicos, a persiana ainda agrada àqueles que buscam um ambiente moderno. "O volume da cortina dá um efeito romântico à sala, por exemplo. No entanto, por haver um acúmulo maior de poeira, a manutenção da cortina dá mais trabalho do que a de uma persiana", avisa a designer de interiores Elizabeth Rosso. Feitas as considerações, é chegado o momento de debruçar-se sobre as variedades do mercado e escolher o melhor acabamento para as janelas do seu lar.

Cuidados
No mercado, novos modelos motorizados e outros adequados a projetos arquitetônicos sustentáveis foram incluídos nos catálogos. Para não errar, a designer de interiores Alva Pinheiro dá algumas dicas:

-Leve em consideração o projeto do ambiente como um todo.
- Não se deixe levar pelas tendências.

- Analise as texturas que irão compor o espaço: se o local escolhido for composto por texturas frias como o couro, é preciso contrapor o espaço com cortinas e persianas que aqueçam o local.
- Não se esqueça: funcionalidade e estética revezam o pódio de primeiro lugar na hora de optar por uma cortina ou persiana ; pense em ambas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação