Publicidade

Correio Braziliense BELEZA

Delineadores em alta

Saiba como aplicá-los e descubra qual é a nova tendência de maquiagem para a próxima estação


postado em 10/09/2010 12:34 / atualizado em 10/09/2010 21:11

(foto: Valério Ayres Esp. CB/D.A.Press)
(foto: Valério Ayres Esp. CB/D.A.Press)
 

Olhos bem marcados são sinônimo de  beleza desde a Antiguidade. A rainha do Egito, Cleópatra além de se banhar em leite de cabra e fazer máscaras de argila para manter a pele luminosa e saudável, usava ao redor dos olhos pó de khol, uma tinta negra semelhante ao delineador atual.
Mas foi na década de 1960 que o delineador ganhou força e virou item essencial na necessaire das mulheres. Quem não se lembra de divas como Brigitte Bardot e Audrey Hepburn, esbanjando sensualidade com olhos marcados e bem delineados?
A verdade é que um bom delineador levanta qualquer olhar. Para a próxima estação, a grande tendência  de maquiagem é usar os coloridos, que dão um ar de modernidade para qualquer look. Laranjas, verdes, roxos, rosas — depende do gosto e do estilo de cada um.

O traço perfeito certamente requer prática. A Revista conversou com a maquiadora oficial da MAC, Fabiana Gomes, que falou sobre o melhor produto para quem ainda não tem tanta habilidade e sobre o traço ideal para cada formato de olho. Além disso, deu dicas pra quem quer usar delineadores coloridos mas não sabe como.
Para Fabiana, qualquer pessoa pode aprender a aplicar um delineador. Ela garante que, também nesse caso, a prática leva à perfeição. “O segredo é treinar, na adolescência eu usava lápis de olho como delineador e indico até hoje para quem não tem a menor intimidade com o pincel.” Já para as mais avançadas, a maquiadora indica o produto em forma de mousse.  “Ele seca rápido e, por não ser tão líquido, garante um traço menos tremido.”
Outra dica legal para quem está começando é usar cores menos intensas, como o marrom ou o grafite. Assim, as imperfeição ficam menos aparentes. Para potencializar o efeito e garantir maior durabilidade, Fabiana ensina a passar a sombra antes do delineador. Já pra quem quer fazer um estilo clássico com efeito olhos de gatinho, o ideal é começar pelo canto externo. “Primeiro, faça a pontinha, depois é só ir preenchendo. Você também pode fazer pequenos pontinhos para não errar o traço.”
Muitas mulheres têm dúvidas sobre o uso do delineador colorido. É adequado para o dia? Pode ser usado independentemente da idade?  Para Fabiana, sim. “Eu sou absolutamente democrática em relação a isso. Se combina com o seu estilo, se você se sente à vontade, vá em frente. A maquiagem geralmente está de acordo com a roupa e com a personalidade da pessoa, então, se você decidir usar um delineador supercolorido, tem que ter atitude e se sentir bem com a maquiagem.”
Para aquelas que têm vontade de inovar, mas ainda não se acostumaram com cores tão fortes, a dica é ir testando com traçoa fininhos e esfumaçar — o resultado é um delineado colorido, só que mais discreto. O que importa é descobrir o que lhe cai bem e sentir-se feliz e bela.

Dicas de traços
- Para olhos pequeno: O ideal é fazer um traço fino para ressaltá-los, senão o preto cobre toda a pálpebra.
- Para olhos caídos:  Aplique no canto externo apenas até a metade dos olhos.
- Para olhos grandes: Quem tem a pálpebra proeminente pode fazer o traço mais grosso, porque o fino não apareceria.
- Efeito oriental: Utilize o delineador apenas na pálpebra superior e com um traço fino e delicado para aparecer.
- Para olhos amendoado: É o formato de olho que toda a maquiagem tenta imitar. Então, permite total liberdade.

 

A modelo Letícia Cavadas, da Glam Model, foi maquiada por Ricardo Uchoa, do Methamorfose, e ela usa:
Lápis prata Dior crayon eyeliner
Delineador roxo: Kryolan lila
Sombra: Kruolan Bromze
Lápis preto Trucco
Sombra preta Trucco

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade