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Correio Braziliense MATÉRIA DE CAPA

O ciclo da moda

Antes de chegar ao seu armário, a peça que você está usando neste momento passou por um longo e exaustivo trabalho de planejamento e execução. Tudo foi meticulosamente pensado, desde a cor, o corte, o tecido e a estampa. Saiba como essa engrenagem faz a máquina da moda girar


postado em 16/09/2010 18:11 / atualizado em 17/09/2010 19:47

A roupa tem vida útil. É um bem não durável que precisa ser reposto de tempos em tempos. Não apenas por uma questão de modismo. Precisamos adaptar as roupas ao clima da cidade em que moramos e devemos trocá-la com regularidade para não rasgar — afinal, só dá para remendar até certo ponto. O ciclo da moda foi se estabelecendo ao longo dos séculos por uma questão de necessidade. Mas, aos poucos, tornou-se uma forma de o mercado se organizar e, principalmente, lucrar. Por isso, de seis em seis meses somos bombardeados com informações sobre novos estilistas e tendências. Nos é imposto o que vamos usar na próxima temporada e o que estará disponível nas lojas.

O ciclo envolve toda a cadeia produtiva. Desde as pessoas com estilo excêntrico, os bureaus de tendências, as indústrias química e têxtil, os estilistas, os moldistas — que estão em extinção —, os pilotistas, os costureiros, os modelos, os jornalistas, os compradores, as empresas de fast fashion e mais uma infinidade de profissionais que fazem a roda da moda girar. O resultado é uma das cadeias mais charmosas e envolventes do PIB mundial. Aprenda como o funciona o mecanismo da moda e saiba como a roupa que você está usando foi parar no seu armário.

Underground
Os estudiosos do mundo fashion gostam de classificar os consumidores em dois grupos: quem faz moda e quem usa moda. O primeiro é formado por aqueles que definem o que vai ser usado nas próximas estações. Não porque estudam o tema ou são pagos para isso, mas porque são pessoas que estão à frente do tempo. Nele, podem ser incluídos algumas celebridades, artistas, pessoas comuns e qualquer um que se veste de forma inovadora. Eles estão concentrados, principalmente nas ruas de Estocolmo, Tóquio e outras cidades nórdicas. Fazem parte desse grupo também os estilistas vanguardistas — conhecidos internacionalmente ou não. Eles viram objetos de estudo dos bureaus de tendências e referência de estilo. O consumidor se transforma mo ponto de início do ciclo da moda.

Início comercial
Por anos, as indústrias química e têxtil estavam no topo da pirâmide, definindo as paletas de cores e os materiais da estação. Há quase uma década, entretanto, elas trabalham em conjunto com os bureaus de tendências para entender melhor o que o consumidor deseja consumir nas próximas estações. As previsões são feitas com até um ano e meio de antecedência. Os institutos de pesquisa avaliam mudanças culturais, econômicas e sociais de forma global. Cada agência tem escritórios espalhados no mundo, que acompanham os desfiles de moda, os estilistas vanguardistas, a maneira como as pessoas se vestem na rua, as celebridades locais, as galerias de arte, os designers e as lojas da cidade. Essas informações são analisadas e postadas em um portal na internet. Diversas marcas de moda assinam o site, assimilam as tendências e desenham as suas coleções.

Material
Com as informações sobre o comportamento do consumidor, as indústrias química e têxtil definem as opções de tecidos que serão oferecidas às confecções. São escolhidas as cores que serão usadas durante a temporada, o estilo das estampas e os tipos de tecidos. Nos últimos anos, as fábricas têm investido muito em tecnologia para diversificar o mercado. De seis em seis meses, são lançadas propostas em feiras especializadas e show rooms. As pequenas e médias empresas são convidados pelas fábricas para conhecerem, nesses eventos, a coleção. "Fazemos parceria com os grandes nomes que desfilam nas principais semanas de moda para criar estampas exclusivas e desenvolver tecidos novos e tecnológicos", explica Paula Cimino, gerente do setor feminino da TexPrima. Esse monopólio, entretanto, está mudando com o lançamento da estamparia digital, pois permite que cada marca faça impressões únicas em pouca quantidade.

Criação
Apesar de os bureaus de tendência indicarem um caminho de comportamento, a indústria química optar por uma paleta de cor e a indústria têxtil escolher os materiais e estampas da estação, são os estilistas que efetivamente definem o que vai ser usado. Eles usam as informações que são cedidas pelas agências e pelos fornecedores de material como linhas de pensamento e não como regra. A criação faz com que as informações coletadas pelos bureaus tomem forma, modifiquem-se e se desenvolvam. Cada estilista tem uma forma de desenhar, mas, normalmente, eles usam os quadros de referências. Nesses, são colocados imagens de revistas, obras de arte, prédios de arquitetura e qualquer outra foto que traga inspiração para a coleção.

Organização
O diretor de estilo, nome principal da marca, estipula as referências, os cortes e as ideias de estampas. Ou seja, as principais linhas de desenvolvimento da coleção. É muito difícil um designer trabalhar sozinho, normalmente eles têm uma equipe que os ajudam a desenhar. É muito trabalho para uma pessoa só. Cada coleção tem quase 300 peças para ser executadas, entre calças, vestidos, blazeres, saias, camisas. O objetivo é organizar a criação e dinamizar as vendas — evitar que tenha muito de uma peça e pouco da outra. Essa separação é feita por um programa de computador, conforme o tamanho da empresa. Quando tudo está pronto, os desenhos são catalogados em uma ficha técnica. Ao final desse processo, já está organizada toda a coleção dos próximos seis meses.

Produção
O moldista é a primeira pessoa a pegar todos os desenhos da ficha técnica. Ele tenta passar para o papel a ideia do estilista. As peças inviáveis de serem produzidas são substituídas por novos desenhos. Aquelas que o profissional conseguir fazer o molde são desenhadas no papel e passadas para o computador. Hoje, existe um programa eletrônico que aumenta os moldes em escala para as grades do 38 ao 44. Quando os moldes estão prontos, o pilotista costura a peça piloto. Ele cronometra o tempo que levou para montar a peça e aponta as principais dificuldades de costurar o modelo. Esses dados são avaliados pela equipe para saber se a peça vale a pena ser fabricada e comercializada. É preciso analisar o custo-benefício do trabalho e executar os últimos ajustes nos desenhos. Quando os moldes e as peças pilotos estão fechados, a coleção está pronta.

Divulgação
Normalmente, as peças pilotos são desfiladas nas passarelas. Os desfiles são importantes para que o estilista consiga mostrar aos seus compradores o conceito da coleção. Por isso, eles montam cenografia, trilha sonora e, às vezes, até aromatizam a sala de desfile. É importante também para a marca mostrar como foi imaginada a combinação daquelas peças. É nesse momento que todos os nomes mais importantes da cadeia da moda se juntam em um mesmo lugar. A propaganda e o catálogo são desenvolvidos com o mesmo tema das passarelas e distribuídos em publicações especializadas. Após o fim da temporada de desfiles e da divulgação, as fábricas começam a costurar a coleção. Pelo menos 60% do que foi desenhado é fabricado. O restante da coleção é produzida aos poucos e colocada nas araras ao longo da temporada.

Imprensa
Hoje, os desfiles são transmitidos ao vivo por redes de televisão e pela internet. Eles viraram apresentações disputadas por fashionistas, celebridades, compradores e jornalistas. O crescimento do público democratizou consideravelmente os desfiles, que antes ficavam restritos a uma pequena gama de compradoras e jornalistas especializados. Apesar da mudança de difusão da informação, ainda cabe à imprensa especializada assimilar essas informações e traduzi-las para o público. Por isso, editoriais de moda, matérias e sessões de estilo são importante para consolidar o que é e o que não é tendência. O monopólio das revistas de moda, entretanto, está chegando ao fim com a disseminação dos blogs de moda. No século 21, qualquer um pode analisar e dar opiniões sobre o que se vê nas passarelas.

Formadores de opinião
O grupo conhecidos como fashionista é o primeiro a usar as tendências vistas nas passarelas. Ele sabe o que está em voga, pois acompanhou as quatro principais semanas de moda: Paris, Milão, Nova York e Londres. Além disso, assina as principais revistas da área e acompanha os blogs mais bacanas. É essa turma que assume primeiro o risco de adotar as tendências expostas nas passarelas e que define o que fará sucesso das semanas de moda. Devido à disseminação da informação de moda, os fashionistas podem estar em qualquer local do mundo e ser de qualquer classe social.

Fast fashion
A grande mudança que a internet causou no mundo fashion foi a rapidez da divulgação de informação. Mais pessoas interessadas em moda começaram a ter acesso direto ao que ocorre nos círculos mais fechados do ramo. Isso aumentou o número de consumidores de tendências e informação de moda. Incluindo pessoas que não têm tanto dinheiro para gastar em roupas de designers renomados. Pela velocidade da informação e pela necessidade de roupas legais rapidamente e a preço baixo, as lojas fast fashion cresceram rapidamente nos últimos 10 anos. Elas copiam o que é visto nas principais passarelas e colocam, na mesma temporada, nas prateleiras. As redes têm um papel importante em oferecer moda vanguardista e barata a quem não tem dinheiro para consumir alta costura e prêt-à-porter. "Nós temos interesse no que está acontecendo no mundo agora e não nas previsões de um ano de adiantamento", explica Gabriela Cirne Lima, diretora de Estilo da Lojas Renner.

Meios não especializados
A disseminação das tendências chega, aos poucos, em pessoas menos interessadas em roupas. Esses consumidores vão assimilando a moda usada pelos formadores de opinião fashion. A mídia de massa acaba reproduzindo o que vê nas ruas e nas revistas especializadas. As tendências vão aparecendo em jornais diários, nas novelas e também nas revistas de atualidades. Aos poucos, o consumidor comum começa a criar um desejo de usar esse tipo de roupa, mas não está disposto a pagar muito dinheiro com moda. Assim, surgem as versões mais baratas e menos ousadas.

Lojas baratas
Confecções pequenas que usam materiais de má qualidade começam a reproduzir os modelos com ajustes menos modernos. Isso resulta em peças com cortes ruins e uma oferta muito grande de peças. A disseminação em massa acaba causando falta de interesse nos grupos de formadores de opinião. Nesse ponto, a tendência foi basicamente abandonada pelo grupo.

Fim da tendência
Quando a moda da temporada já está nas lojas de departamentos, nas lojas da esquina e foram copiadas exaustivamente por pequenas confecções, os fashionistas já deixaram de usá-las e partiram para outra tendência. É muito difícil definir quanto tempo dura uma tendência e quão rápido ela será disseminada para as massas. Tudo depende se a moda é de estamparia, silhueta ou paleta de cores. São levados em consideração também todas as peculiaridades regionais. As roupas com volume, por exemplo, são um sucesso na Europa há algumas temporadas, mas não tem muitos adeptos no Brasil. Os vestidos justos de bandagem, por outro lado, rapidamente se adaptou ao gosto das brasileiras.

O ciclo brasileiro
Enquanto os europeus e americanos desenvolviam a indústria da moda desde o início do século 20, foi apenas nos anos 1970 que o Brasil se preocupou com a questão. Aos poucos, foram surgindo fábricas interessadas em produzir em larga escala, designers e eventos de moda. As diversas crises econômicas ao logo dos anos, entretanto, foram prejudiciais aos desenvolvimento da indústria, que sofreu com os problemas de variação de câmbio e altos impostos. Há apenas 15 anos toda a cadeia tem conseguido se restabelecer, mais precisamente quando o calendário de moda do Brasil começou a se organizar com o Phytoervas Fashion. "Fizemos 100 anos em 30", brinca Eloize Novalon, coordenadora do curso de moda da Faculdade Anhembi Morumbi, em São Paulo.
Hoje, o Brasil conta com diversas semanas de moda nas principais capitais do país, além de dois eventos que fazem parte do circuito internacional — Fashion Rio e São Paulo Fashion Week. O calendário, entretanto, ainda está desencontrado da indústria têxtil e química. "O calendário de compras é confuso e acaba atrapalhando os negócios", argumenta Daniella Naegele, proprietária da brasiliense Avanzzo. Por essas reclamações, Paulo Borges, organizador dos dois eventos de moda do Brasil, prometeu mudanças na próxima temporada. "Não posso adiantar nada, mas as coisas vão mudar", fez mistério na última temporada.

O giro das tendências
Apesar de o calendário oficial da moda ser bem estruturado, o ciclo de tendência é volátil. Assim que uma moda ganha popularidade, cresce e se dissipa, outra onda de estilo vem logo atrás. Existem três tipos de ciclos de modas.
Novidades: ela cresce na mesma velocidade que perde força. Aparecem nas passarelas, são assimiladas pelos fashionistas, vão para as redes de fast fashion e acabam na massa. O percurso é curto e tem duração, normalmente, de apenas uma temporada. Exemplos: blusa tipo cigana, shortinhos, calças enfeitadas.
Clássicos: nunca saem de moda. Podem variar as vendas ao longo dos anos, renovarem-se, ganharem novas cores, mas se mantêm consistente ao longo das temporadas. Eles não têm idade ou estilistas. Exemplo: blazer azul marinho, platetó tipo safari, mocassim.
Destaques de moda e estilo: aparecem e voltam com regularidade. Podem parecer uma novidade e durar apenas uma temporada, mas, pode ter certeza: cedo ou tarde elas voltarão ao seu guarda-roupa. Exemplo: cintura marcada, manga morcego.

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