Perder dois quilos, diminuir a numeração da calça jeans, resgatar aquela minissaia encostada no fundo do guarda-roupa é o sonho de muitas mulheres. Para ajudá-las a cumprir esse objetivo, as clínicas de estética oferecem drenagens linfáticas, massagens modeladoras, aparelhos estimuladores da circulação sanguínea e outras parafernálias. Nada disso, porém, dispensa uma boa reeducação alimentar, devidamente orientada por um profissional. A Revista conversou com nutricionistas que explicaram a influência dos chamados alimentos funcionais em tratamentos estéticos variados ; do combate à flacidez ao controle das marcas de expressão.
Priscilla Baracat, nutricionista e especialista em cosmetologia e estética, dá a dica para quem busca diminuir a celulite e a gordura localizada. ;Nesses casos, é importante aumentar a ingestão de água, substância fundamental para eliminar as toxinas. Chás estimulantes, como o de hibisco, o verde e o preto, assim como a pimenta, também são poderosos aliados, pois aceleram o metabolismo,; ensina. Segundo ela, alimentos ricos em potássio também ajudam na redução de medidas porque diminuem a retenção hídrica. ;Banana, damascos, figos e nozes são ótimas fonte do mineral,; exemplifica.
Para quem procura otimizar os resultados de tratamentos faciais, é necessário investir em uma alimentação rica em antioxidantes. ;Um dos motivos para o envelhecimento cutâneo são os radicais livres. As frutas vermelhas, assim como o kiwi, a laranja e as folhas verdes são ricos em vitamina C, que ajuda a eliminar os radicais livres e é indispensável nas reações metabólicas, como a produção de colágeno,; ensina. Segundo ela, as vitaminas do complexo B, presente no iogurte natural, no queijo cottage e nas amêndoas auxiliam no crescimento das células e na formação de elastina e colágeno.
Para a nutricionista funcional Gisleine Pereira o segredo de uma pele saudável e luminosa é manter um bom funcionamento digestivo. ;Qualquer alteração no intestino tem reflexo imediato na pele. Constipação pode ocasionar acne e cravos. Nesses casos, a absorção de nutrientes fica comprometida. O resultado é uma pele sem brilho e sem vida.;
Para manter o intestino funcionando, a nutricionista recomenda o consumo de alimentos probióticos. Eles atuam estimulando o crescimento de bactérias benéficas para a flora intestinal. ;Leite fermentado contém probióticos, mas eu costumo indicar o uso de polpa de banana verde ou a farinha da fruta. Quanto mais natural o alimento, mais rico ele é. Esses leites fermentados passam por processo de refinamento e perdem propriedades.;
De acordo com a nutricionista, alimentos que contêm zinco ; entre eles, a sardinha e o salmão ; devolvem a vitalidade aos cabelos e às unhas. Já para a manutenção da elasticidade da pele, Gisleine indica suplementos à base de enzima Q10, silício orgânico e colágeno. Ela explica que essas substâncias são raras in natura. ;A romã é rica nesses elementos, mas é difícil de ser encontrada, além de cara.; Segundo ela, as proteínas magras também cumprem papel importante na manutenção da massa muscular.
Gisleine explica que, para emagrecer de forma saudável, não basta diminuir o tamanho das porções, mas levar em conta a qualidade do alimento. ;Um erro muito comum cometido por quem quer perder peso é comer poucas vezes ao dia, o que provoca uma desaceleração do metabolismo. O ideal é fazer, no mínimo, 5 refeições diárias e, em todas elas, aliar sabor e nutrição. Só assim são garantidos os componentes necessários para emagrecer bem, sem perder massa magra e líquidos.;
O fim do efeito sanfona
A estudante Karla Montenegro, 27 anos, conta que malha desde os 15, mas sempre teve dificuldades para estabilizar o peso. ;Eu fazia umas dietas malucas, chegava a emagrecer e depois ganhava tudo o que eu tinha perdido. Hoje, com a reeducação alimentar, consegui estabilizar meu peso;, comemora.
Além de ter mudado os hábitos à mesa, Karla fez tratamento para gordura localizada e celulite. ; Faço drenagem linfática, cellutec (equipamento vibratório que faz massagem profunda e ajuda na oxigenação da pele) e welashape (aparelho que ativa a circulação por meio de raios infravermelhos).
Com o tratamento, a dieta e a prática de exercícios físicos, a estudante conseguiu se livrar de antigos incômodos. ;Consegui estabilizar meu peso, troquei gordura por massa muscular e estou feliz com o meu corpo.; Para ela, o auxílio de um nutricionista foi fundamental. ; A gente sabe o que pode e o que não pode comer, mas com o acompanhamento de um profissional, eu consegui organizar melhor minha alimentação. Ela passa a dieta de acordo com a sua rotina, necessidades e gosto. Assim fica mais fácil se adaptar."
Mas não são apenas as mulheres que buscam tratamentos estéticos e a ajuda de profissionais para recuperar a boa forma. O bancário Glênio Viana, 30 anos, procurou um nutricionista porque queria perder peso e precisava de uma dieta que o ajudasse a se recuperar do treino exaustivo que fazia na academia e no jiu-jitsu. ;Eu perdi 11 quilos. Comecei a dieta em janeiro e busquei na clínica de estética massagens e outros aparelhos que facilitassem a minha recuperação pós-treino. Isso foi fundamental para o meu desempenho,; avalia.
Glênio vai ao nutricionista uma vez ao mês. Ele explica que a dieta muda conforme a evolução do treino e dos resultados obtidos. ; No começo, a dieta era super-restritiva, agora já posso comer mais, até porque preciso de mais energia e nutrientes.; Além do acompanhamento nutricional, o bancário investe em massagens. ;Elas dissolvem o ácido láctico retido nos músculos por conta do treino e ajudam a relaxar.;
Suco que auxilia na produção de colágeno
Rico em lisina, prolina, cobre, vitamina E, vitamina C e manganês
- 1 xícara de broto de alfafa
- 1 folha de couve manteiga
- 1 maçã
- 1 limão
- Gelo a gosto
Suco de romã ; Previne o envelhecimento precoce
- 1 grape fruit em gomos
- 2 romãs cortadas ao meio (use as sementes)
- 1 folha de couve
- 100ml de água de coco
Modo de preparar
Passar todos os ingredientes na centrífuga ou liquidificador
Se fizer no liquidificador, coar antes de acrescentar a água de coco