Revista

Material versátil

Facilmente moldável, o plástico caiu no gosto de designers arrojados quando o assunto é utilitários do lar. Versão ecologicamente correta já é realidade

postado em 01/10/2010 19:43

O carrinho multiuso com três caixas da OU é de plástico sustentávelFoi-se o tempo que artigos de plástico ficavam restritos à cozinha da casa. O plástico foi promovido. Agora ele é material nobre que está nas mesas de jantar, nos quartos e na sala de estar. São luminárias, mesas de apoio, bancos, cadeiras e até refinados jogos de servir. O material é praticamente o mesmo, mas agora tem cores mais vivas, texturas mais delicadas e design moderno. ;O plástico está presente em todos as atividades da vida, nada mais natural que também esteja decorando a nossa casa;, argumenta Daniela Zatti, diretora comercial da Coza, pioneira nesse ramo no Brasil.


De alguns anos para cá, as empresas de artigos plástico têm investido em design para agregar valor a um produto que é relativamente barato. Essa revolução ocorreu quando a indústria percebeu que o plástico é fácil de se trabalhar, pois pode ser moldado em praticamente qualquer forma. Basta comprar o maquinário apropriado e projetar os moldes. O único segredo é aliar funcionalidade a um desenho moderno. Para isso, as grandes empresas de utilitários em plástico criaram bureaus de design. Ou seja, eles tem uma equipe que é responsável por pesquisar o mercado e analisar tendências de design, além de desenhar as coleções.


A linha Bios da Coza mistura plástico com matéria-prima orgânicaEssa mudança de postura do mercado acabou alterando a paleta de cores e os acabamentos dos produtos. Hoje a pigmentação das peças está sintonizada no que acontece na indústria de utilitários e também no que é desfilado nas principais passarelas da moda. Por isso, a indústria dispõe de produtos com cores mais vivas, modernas e atrativas. Outra grande mudança foi qualidade dos plásticos ; eles estão mais grossos para durarem mais tempo e bem acabados para não machucarem as pessoas. Com essas mudanças, acabaram surgindo qualidades diferentes de plástico, sendo o acrílico o mais nobre e o polipropileno, o menos.

A mais moderna criação da indústria, entretanto, é o plástico ecológico. Uma mistura de fibras naturais com derivados do plástico. ;Isso nos dá mais liberdade ; futuramente não dependeremos mais 100% do petróleo;, explica Juarez Martini um dos diretores da .

Hoje, o plástico ainda predomina na mistura, mas pelo menos 40% da composição é de bagaço de cana. As pesquisas prometem, daqui a alguns anos, uma porcentagem de fibras naturais muito maior. O produto sustentável é encontrado em diversas marcas e, assim como o plástico normal, pode ganhar qualquer forma.

O cesto Trama, criação da Bertussi Designdustrial para a marca OU ganhou o Prêmio IDEA.Apesar das inovações tecnológicas, o uso do plástico não é adequado para todos os utilitários domésticos. ;O vinagre, por exemplo, corrói o material; vinho é melhor ser servido em vidro; não existe panela melhor que o inox;, comenta Daniela Zatti. Por outro lado, produtos de plástico são mais seguros, não quebram e, por isso, indicados para crianças. Eles são leves, ao contrário do vidro, e práticos, porque podem ser colocados no microondas. Além disso, o custo benefício é o melhor do mercado, já que são baratos e duram muito tempo.

Há 20 anos, quando as empresas alemães e italianas já dominavam o mercado de utilitários de plástico no mundo, o Brasil resolveu investir em design para incrementar a indústria nacional. Na época, a importação de bens era limitada e, por isso, existia uma demanda interna que precisava ser suprida.





Luminária da Coza com cúpulas coloridas desenvolvidas em acrílicoHoje, além de prêmios internacionais, o Brasil virou um importante polo exportador. A exportação de artigos plásticos do segmento de utilidades domésticas das empresas associadas ao Programa Export Plastic movimentou US$9,2 milhões no primeiro trimestre deste ano, 24% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação