Revista

Saiba mais sobre os problemas mentais

Flávia Duarte
postado em 12/10/2010 18:08


TRANSTORNOS PSICÓTICOS
A principal característica dos transtornos psicóticos é a perda de contato com a realidade. De fato, os sintomas psicóticos estão associados à alterações que impedem o indivíduo de se relacionar de forma apropriada com o mundo exterior. Alucinação e delírio são os dois principais sintomas. A alucinação é uma falsa percepção, na qual o paciente vivencia uma experiência sensorial, mas o estímulo físico correspondente a essa experiência está ausente. Elas podem ser auditivas, visuais, táteis, olfativas, gustativas, corporais ou de movimento.
A forma paranoide da esquizofrenia é a mais comum, no entanto, há outros subtipos: o hebefrênico, que se caracteriza por discurso e comportamento desorganizado, além de o indivíduo se mostrar imaturo e pueril, apresentando risos inadequados. O subtipo catatônico, por exemplo, apresenta acentuada perturbação psicomotora, associada a imobilidade ou agitação.

- Transtorno delirante:O delírio, no transtorno delirante, diferentemente do observado da esquizofrenia, tem um conteúdo possível. Assim, muitas vezes, o delirante pode convencer uma outra pessoa de que sua crença é verdadeira. Além disso, seu delírio é sistematizado. Por exemplo, no caso de um delírio de perseguição, o indivíduo é capaz de dizer quem o persegue, como é a perseguição e o motivo pelo qual está sendo perseguido.


TRANSTORNOS DE HUMOR
Nesses quadros, observa-se uma expressão exarcebada de alegria, irritabilidade ou tristeza, da qual decorrem as demais alterações psicopatológicas. Dentre os transtornos do humor encontram-se o transtorno bipolar, que reúne duas síndromes com características clínicas completamente opostas: mania e depressão.
No episódio maníaco, observam-se alterações como alegria ou irritabilidade excessiva; sensação subjetiva do aumento de energia; exacerbação da libido; desinibição do comportamento; gastos financeiros excessivos; aumento da autoestima; agitação e agressividade; fala excessiva e acelerada e diminuição da fase do sono.
Em um episódio depressivo, encontram-se os seguintes sinais e sintomas: tristeza e choro fácil; desânimo e falta de energia; lentidão da fala e dos movimentos; perda da libido; pessimismo; baixa autoestima; ideias de culpa; perda ou aumento do apetite; pensamentos e atos suicidas; insônia ou sonolência excessiva e desesperança.

TRANSTORNOS DE ANSIEDADE
Tais transtornos provocam uma sensação vaga, difusa e desagradável de apreensão ou tensão expectante, que leva a uma perda de capacidade de concentração, prejudicando processos de aprendizagem e memória; a alteração de atividades comportamentais, como inquietação; além das reações fisiológicas associadas como sudorese, palpitação, naúsea e a sensação de vazio no estômago.

- Transtorno de pânico: Um ataque de pânico consiste em uma crise aguda de ansiedade de grande intensidade, de início abrupto e curta duração, com destaque para os seguintes sintomas: falta de ar, vertigem, sensação de desmaio, palpitação, tremor, sudorese, náusea, formigamento, ondas de calor ou calafrios e dor no peito. Há ainda o medo e preocupação constantes quanto a apresentar novos ataques.


- Fobias: Caracteriza-se pela presença de ansiedade clinicamente significativa provocada pela exposição a um objeto ou situação bem definida, levando a um comportamento de esquiva.


- Transtorno obsessivo-compulsivo: Definido pela presença de ideias obsessivas ou comportamentos compulsivos. As obsessões são eventos mentais, como pensamentos, impulsos ou imagens, que se apresentam de forma repetitiva e persistente. Exemplos: dúvidas, medo de contaminação, impulsos agressivos, imagens assustadoras, presságios quando a tragédias, pensamentos ou imagens obscenas, impulsos sem sentido (gritar, despir-se em público).


- Transtorno de estresse pós-traumático: Desenvolve-se após a exposição a um evento traumático, que ultrapassa o limite da experiência humana usual. Exemplos: ter a própria vida ou de uma pessoa próxima ameaçada, sofrer grandes acidentes, ser vítima de estupro, tortura ou outra forma de violência grave.

- Transtorno de ansiedade generalizada: Caracteriza-se por uma preocupação excessiva e global, difícil de controlar e associada a sofrimento ou comprometimento acentuado.

TRANSTORNO DISSOCIATIVO DE PERSONALIDADE
Corresponde ao antigo transtorno de personalidade múltipla. O paciente é dominado por uma de duas ou mais personalidades distintas, sendo que cada uma delas tem alcance completo ou quase completo sobre suas funções mentais e comportamentos. A transição de personalidades é súbita e um desconhece a existência das outras e não se lembra do que elas fizeram.

DEMÊNCIA
O quadro clínico da demência é crônico, sendo, em geral, progressivo e de caráter irreversível. Tipicamente, o indivíduo não consegue armazenar eventos recentes, mas se lembra com detalhes de fatos que ocorreram em um passado distante. Os quadros demenciais, em geral, estão relacionados à morte neuronal e à consequente atrofia cerebral.

RETARDO MENTAL
Designa uma síndrome caracterizada por um funcionamento intelectivo significativamente inferior à média, detectado antes dos 18 anos de idade e acompanhado de limitações em diversas habilidades que possibitam o indivíduo uma adequação ao meio em que vive. Essas habilidades incluem comunicação, interação social, motricidade, autocuidados, capacidade de gerir a própria vida, entre outras.

Fonte: Informações do livro Cinema e loucura ; conhecendo os transtornos mentais através dos filmes, de J.Landeira-Fernandez

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação