Publicidade

Correio Braziliense MODA DE RUA

Na contramão da caretice

O estilo irreverente e autêntico de quem frequenta as galerias do Conic


postado em 22/10/2010 21:30 / atualizado em 23/10/2010 21:21

Por Vivian Chagas // Especial para o Correio

Conhecido como um lugar de contradições, o Conic convive entre o concreto desgastado e o colorido dos grafites. Por lá, vimos uma miscelânea de estilos, mas o que predomina é a moda street wear, contrariando aqueles que pensam em Brasília como cidade só de engravatados. Conheça os estilos irreverentes do local:

Black is beautiful

(foto: Carlos Silva/ Esp.CB/D.A.Press)
(foto: Carlos Silva/ Esp.CB/D.A.Press)
Infleunciada pelo estilo de Erykah Badu e Lauryn Hill, cantoras americanas de Jazz, Soul e R&B, Débora Landim, 17 anos, compõe seu visual com acessórios que lembram aqueles da década de 1970, como turbantes e bandanas cobrindo a cabeça toda. Mistura lenços com brincos e óculos grandes. Uma combinação perfeita para quem gosta da cultura Black.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ativista

(foto: Carlos Silva/ Esp.CB/D.A.Press)
(foto: Carlos Silva/ Esp.CB/D.A.Press)
Moda também é ativismo político. Nonato Dente de Ouro, 50 anos, se intitulou como multimídia e serígrafo. No visual, dread, tatuagens, óculos verdes e um dente de ouro. Um ativista dos direitos do “povo com estilos diversificados do Conic”. Segundo ele, os "caretas" associam essa irreverência com bandidagem. Protesta Nonato: “Conic, eu vou fazer uma bandana e bordar seu nome nela, com as linhas de Brasília e as agulhas da favela. O sindicato aqui é CUT, mas meu coração é fela kuti*”.


* Nigeriano, pioneiro da música afrobeat, ativista político e dos direitos humanos. Foi um multi-instrumentalista, músico e compositor, pioneiro da música afrobeat, ativista político e dos direitos humanos.

 

 

 

 

Hardcore

(foto: Carlos Silva/ Esp.CB/D.A.Press)
(foto: Carlos Silva/ Esp.CB/D.A.Press)
Lucas Lucena, 17 anos, estudante, se inspira no estilo hardcore do vocalista da banda Bless The Fall, Beau Bokan. O estilo agressivo e intenso é quebrado por um chaveiro de golfinho pendurado no zíper da mochila.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Skatistas

Para quem quer manter o conforto, mas não deixa de lado o estilo adolescente, pode se inspirar na moda skatista. Flávio Barreto, 23 anos, vendedor, usa chapéu com broche de partido político, calça jeans, camiseta da loja Fun House e tênis preto skatista. José Rezende, 15 anos, estudante e skatista, vai de tênis, calça jeans e uma boina.

 

Gótico

(foto: Carlos Silva/ Esp.CB/D.A.Press)
(foto: Carlos Silva/ Esp.CB/D.A.Press)
Quem prefere um estilo mais gótico, pode combinar bermudas e camisetas de cores escuras com coturno médio.Gislene Shadowat, 26 anos, gerente de marketing, se veste toda de preto, com camiseta, bermuda e coturno. “Marco o contorno dos lábios com lápis preto” %u2500 estilo de quem não está nem aí para o manual de maquiagem. Alex Vidigal, 30, professor, se inspira na moda dos guetos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade