Quase dá para sentir o cheiro de cebola refogada pela tela do computador. A foto é de um suculento e fumegante bife acebolado que desperta uma fome visceral em quem está em frente à tela. Diferentemente do impacto que uma foto estampada em um conceituado livro de gastronomia teria sobre o mesmo leitor, a foto do computador postada em um blog traz outra mensagem: ;Faça você mesmo;. Afinal, a receita foi preparada por uma pessoa comum, tal como o internauta. Advogados, estudantes, pedagogos, donas de casa, jornalistas e publicitários que, no tempo livre, assumem o alterego de chefs anônimos.
Mas nem sempre funciona assim. Esse universo é alimentado por diversos perfis: enquanto os mais animados ensinam suas próprias receitas, outros blogam apenas reproduções de pratos alheios feitos em casa. Alguns apenas comentam suas experiências gastronômicas em restaurantes, e milhares de leitores não blogueiros se reservam no direito de bisbilhotar a cozinha alheia via internet. Mais disputados do que uma peça de filé mignon na promoção, são eles que alimentam o ego dos blogueiros e fazem a máquina da blogosfera gastronômica girar. ;Uma coisa que prezo muito é a atenção com os meus leitores, afinal de contas, são eles que dão a audiência e a repercussão que o blog tem;, garante Daniela Oliveira, do blog Cozinha Travessa (), convidada da semana da coluna. Ele diz que tenta, à medida do possível e do tempo, dar total atenção a todos. ;Procuro responder a comentários de leitores que entraram pela primeira vez, respondo dúvidas e tudo o mais. Recebo também muitos contatos diretos, com elogios, dicas, pedido de ajuda para um jantar ou almoço. Às vezes, tem gente que nem acredita que eu respondi ao e-mail... É muito engraçado.;
A atenção que a blogueira tem com os leitores pode até ser um dos principais motivos do sucesso de sua empreitada, mas são as receitas simples e apetitosas que realmente chamam a atenção na rede. Daniela acredita que, como a internet é livre, um conteúdo relevante e de qualidade é essencial para se diferenciar entre tantos blogs que seguem o mesmo estilo. ;Se não for interessante para o leitor, ele não vai voltar. Se você escreve com sinceridade, traz novidades, tem um visual bacana e, acima de tudo, é atencioso, vai chover de acessos. E quem gosta sempre indica para um amigo. É assim que funciona a blogosfera.; Além de tratar bem o público, duas regras de ouro se aplicam para quem quer se aventurar nas ondas da internet. Boas fotos, por exemplo, são importantes para chamar a atenção e convencer de que sua receita é realmente digna de água na boca. A exceção dessa regra, porém, são os blogs que divulgam receitas desenhadas por ilustradores e artistas ; um megasucesso da blogosfera gringa (). Por lá, existem até receitas inventadas e desenhadas por brasileiros. Nada de fotos, só ilustrações.
A outra regra ; igualmente cheia de exceções ; é com relação à simplicidade da receita: quanto mais fácil de fazer, mais leitores se mostrarão interessados. Até porque, quem busca uma opção de refeição pela web, provavelmente, quer resolver sua fome na hora, então vai atrás de algo que se encaixe com os ingredientes que tem na despensa. ;Nessa correria do dia a dia, não adianta nada eu ficar colocando receitas chiques e pomposas no blog, porque não vai dar ibope;, prega Daniela. A mesma lógica foi usada aqui. Ela ensinou duas receitas que fizeram um sucesso estrondoso no Cozinha Travessa, pela simplicidade e por serem deliciosas. Além da Dani, a coluna conversou com outras blogueiras e blogueiros bacanas da net. Para conferir as entrevistas e saber quais são os blogs mais bacanas da rede, acesse o nosso blog de gastronomia .
Receitas
Chilli
Ingredientes
1/2kg de feijão vermelho (usei o feijão carioca)
2 pimentões amarelos
2 pimentões vermelhos
2 pimentões verdes
2 cebolas grandes
1/2kg de carne moída
1/2kg de lombo suíno cortado em cubinhos pequenos
Azeite de oliva extravirgem
Alho picado
Farofinha de Doritos
1 colher de sopa bem cheia de pimenta chilli em pó
Como fazer
Em uma panela de pressão, cozinhe o feijão, como de costume, mas não coloque nenhum condimento, apenas água.
Em outra panela, cozinhe a carne moída, mas coloque a carne na panela sem nada, nem óleo.
Em uma terceira panela, cozinhe a carne de porco, também sem nada.
Deixe as carnes ficarem bem fritinhas. Reserve-as.
Pique os pimentões e as cebolas em tiras fininhas.
Em uma panela bem grande, cubra o fundo com azeite e alho picadinho e frite os pimentões e as cebolas.
Misture todos os outros ingredientes.
Coloque a pimenta chilli e acerte o sal se necessário.
Tampe e deixe cozinhar. O feijão vai engrossar o caldo. Quando estiver quase pronto, coloque salsinha e cebolinha picadinhos. Sirva em cumbucas com a farofinha de Doritos por cima.
Rendimento: 14 pessoas
Tempo de preparo: 40 minutos
Cookie de Café
Ingredientes
3/4 de xícara de chá de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
3/4 de xícara de chá de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 xícara de chá de açúcar branco (açúcar comum)
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de café solúvel (aquele café granulado instantâneo)
1 ovo
1 xícara de chá de aveia em flocos
Como fazer
Ligue o forno a 180 graus.
Em um tigela misture com uma espátula ou colher a farinha, o sal, a aveia, o bicarbonato e o fermento.
Reserve. Em outra tigela, misture o ovo, o café, os açúcares e a manteiga.
Aos poucos, vá acrescentando a mistura da farinha nessa pasta e misture bem.
Resfrie a massa (na geladeira) por uns 10 minutos.
Unte uma forma com óleo e faça bolinhas com a ajuda de duas colheres (pois a massa gruda na mão e é meio mole).
Não faça bolinhas grandes, faça bolinhas do tamanho de uma colher de chá.
Coloque na forma, provavelmente você terá que assá-los em duas formas, mas isso vai garantir que as bolinhas não se misturem.
Leve ao forno por mais ou menos 20 minutos e estarão prontas.
A massa vai parecer um pouco mole, se você cutucar, mas assim que você tira do forno, um minuto depois, ela começa a ficar crocante.
Rendimento: 6 pessoas
Tempo de preparo: 40 minutos