Revista

Pense pequeno

É possível renovar um ambiente com intervenções simples. Além de mais rápidos, projetos em escala reduzida têm a vantagem de custar menos

postado em 18/11/2010 15:06
De repente, você olha ao redor e percebe que está enjoado de sua casa. A cor escolhida para as paredes agora parece sem graça, e os móveis bem que podiam ganhar uma recauchutada. A passagem dos planos à realidade depende da conjugação de inúmeros fatores: dinheiro, tempo, disposição etc. Como não sucumbir ao desânimo? Uma boa estratégia é redimensionar as ambições e pensar pequeno. Projetos pontuais são mais facilmente exequíveis e podem gerar grande satisfação.

Mudar a decoração é o caminho mais curto para renovar o ambiente, aposta a arquiteta Fabiane Bello. Para ela, o melhor critério da ;mexida; é o gosto dos moradores. ;Por exemplo: quadros e objetos devem ter mais ou menos destaque conforme a preferência deles.; Alguns truques muito simples também produzem efeito. ;Pintar uma ou duas paredes de cores diferentes traz requinte ao ambiente;, aconselha a arquiteta. Trocar os forros das almofadas ou investir em cachepôs (caixas de madeira semelhantes a vasos de plantas) ajuda a dar cara nova ao ambiente de maneira rápida e elegante.

Conforto sem complicação
Selecionamos dois ambientes de um projeto da designer de interiores Soraya Brixi para um jovem casal que quis evitar ao máximo os incômodos da obra. A intervenção priorizou o efeito dos revestimentos para alcançar os resultados de conforto visual, aconchego e setorização.

Sala de estar, sala de jantar e bar Observe a parede lateral, que define a sala e a entrada principal. Ela foi revestida com palha de seda, trazendo sobriedade e sofisticação. Nesta parede, a marcação de mudança de ambiente é feita pelo painel de espelho piso-teto. A estreita bancada atrás do sofá solta o mobiliário da parede e dá flexibilidade para a exposição de objetos. Ao fundo da sala de jantar, o painel de madeira dá um toque mais intimista e a sensação de aconchego, cortado pelo efeito de profundidade do espelho que amplia os limites visuais do ambiente. A área do bar integrada à cozinha americana traz um traço de ousadia nas paredes, pintadas nas cores vermelha e arame. A iluminação bem dosada reforça o efeito de cada um dos elementos. A bancada original do apartamento foi mantida e acrescentada uma porta de vidro de correr, para isolar a área da cozinha quando desejado. A iluminação tem opção de luz geral e pontual para um clima mais intimista. Ao fundo, o painel de madeira e espelho recebe prateleira iluminada e a bancada que abriga a adega e o armário do bar.

Quarto do casal
Priorizou-se aqui o revestimento para atingir o conforto e o aconchego desejado pelos proprietários. A parede revestida com palha de seda e a cortina embutida em cortineiro trazem sofisticação ao espaço, enquanto o painel em réguas de madeira unifica a área da cabeceira da cama e o espaço da bancada de apoio lateral, dando uma linguagem contínua ao espaço, trazendo aconchego e contribuindo com a questão acústica. O espelho sobre a bancada amplia a percepção do espaço e é delimitado pela estreita prateleira que apoia os quadros e abriga a iluminação embutida. As luminárias penduradas no teto substituem as de mesa e podem ser facilmente direcionadas.

A íntegra desta matéria pode ser lida na edição 288 da Revista do Correio

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação