O fim de ano faz a alegria do comércio. É nessa época que as pessoas enfrentam shoppings e feiras lotados em busca de presentes para amigos, parentes ou colegas de trabalho. Mas embarcar nesses verdadeiros templos do consumo tem uma desvantagem: a lembrancinha pode ficar muito impessoal. Se a intenção for imprimir sua marca, o jeito é arregaçar as mangas e viajar na filosofia do faça você mesmo. Para isso, são úteis fitas, bordados ou fotos. O importante é garantir um toque exclusivo.
Dar cara própria ao presente também pode ser uma atividade manual prazerosa. E não é preciso nenhuma habilidade especial para confeccioná-lo. "Qualquer um pode fazer. Eu não sabia nem ligar máquina de costura quando resolvi começar", conta a servidora pública e artesã Tricia Brito, dona de um site especializado em carteiras, babadores, luvas e outros objetos feitos de tecido e criados por ela.
Com criatividade e treino, ela garante que é possível deixar qualquer presente mais charmoso e original. E não é preciso ir longe. Enfeitar a embalagem com fitas ou frases inspiradoras, por exemplo, já torna a lembrança diferenciada. "Na internet, é possível encontrar várias opções para personalizar presentes", completa Tricia. O charme a mais pode, inclusive, estar na embalagem.
PASSO-A-PASSO
Ficou com vontade de dar um presente especial neste fim de ano? A pedido da Revista, artesã Tricia Brito ensina o passo-a-passo para confeccionar uma capa personalizada para agendas e livros.
Agradecimentos
Floricultura Giuliana Flores (GiulianaFlores.com.br); O Melhor da Vida (omelhordavida.com.br); Criadora de Presentes (criadoradepresentes.com.br) e Tricia Artes (flickr.com/photos/artesdatricia).
Leia a íntegra desta matéria na edição 291 da Revista do Correio