A casa está agitada. O vaivém das pessoas, os enfeites, as luzinhas piscando e o cheiro da deliciosa ceia denunciam que há algo de diferente no ar. Os animais não entendem muito bem o que está acontecendo, mas sentem a mudança na rotina. E já que eles fazem parte da família, por que não incluí-los na festa? Pernil, peru, salpicão, rabanada, arroz colorido; São tantas as delícias que fica difícil negar pelo menos um pedacinho aos bichos. Mas a veterinária Lisbela Almeida adverte: é melhor não se deixar seduzir pela carinha deles. ;Essas comidas podem provocar diarreias, vômitos e desidratação, portanto o melhor é recorrer a biscoitinhos e artigos do gênero. São produtos que fogem da rotina deles, mas continuam sendo nutricionalmente balanceados. Além disso, frutas estão liberadas;, ensina.
Os maiores vilões para a saúde dos bichos são o sal, o açúcar e a gordura presentes nos pratos. Portanto, segundo a veterinária, caso queira abrir uma exceção, o miolinho do peito do frango, aquele mais insosso, não compromete o sistema digestivo dos animais. ;Mas desde que sejam dadas pequenas porções;, detalha.
Quanto à agitação característica dos dias de festa, Lisbela explica que é importante estar atento às reações dos bichos. Se ele ficam muito estressados ou amedrontados com a presença de tantos convidados, é melhor deixá-lo num cantinho, munido de ração e água. ;Isso depende da personalidade do mascote.; Se for do tipo mais sociável, não há o menor problema em celebrar junto com os bichos esta data tão especial.
Bazar
A Revista selecionou algumas opções de presentes para que os bichinhos não fiquem longe do espírito natalino