Eles já ganharam fama de caros, mas, na ponta do lápis, durabilidade e satisfação justificam cada centavo gasto na compra. Feitos sob medida para a casa ou apartamento, móveis planejados dão personalidade ao lar, além de trazerem outras vantagens. ;Armários embutidos ; em quartos ou cozinhas ;, home theaters e estantes são alguns dos itens indispensáveis ao lar que vale a pena comprar sob medida;, aconselha a arquiteta Maria do Carmo Araujorge. Só assim, pode-se escolher o móvel adequado para se aproveitar cada metro quadrado do ambiente.
Otimizar espaço é a forma mais garantida de não frustrar o proprietário da casa. ;Móveis planejados são recomendados porque cada membro da família possui uma necessidade, uma dada quantidade de peças de roupas e calçados, um determinado estilo... Não adianta ter um armário cheio de cabideiros se, na verdade, o usuário é um desportista;, exemplifica a arquiteta Fabíola Lopes.
O resultado para quem investe nessa opção, segundo a arquiteta Maria do Carmo, atende muito bem à equação custo X benefício. No entanto, antes de fechar qualquer acordo, vale um cuidado: seja objetivo ao passar para o profissional exatamente o que você quer. Dá até para barganhar um bom desconto sobre o valor total quando se inclui mais de um ambiente no projeto. ;Para se fazer uma boa escolha também é preciso se informar da procedência e do histórico da loja, prazo de entrega, produto usado, espessura das chapas, garantia do produto, fornecedor de matéria-prima e analisar bem as ferragens e os acabamentos;, aconselha Fabíola.
Ambientes
Cozinha projetada pela arquiteta Fabíola Lopes e pela designer de interiores Cristina Farago
;Quando se tem ambientes integrados, como um loft, uma estante vazada (à esquerda na foto) funciona como um divisor. Ao mesmo tempo que delimita o ambiente, faz a integração visual por ser vazada. Neste projeto, utilizou-se uma entre a cozinha e o espaço de circulação/escada com a intenção da dar amplitude visual, ventilação facilitada e iluminação natural;, revela Fabíola.
Cozinha no armário, projeto da arquiteta Maria do Carmo Araujorge
;Recomendável quando, em um escritório, se quer uma copa para colocar geladeira, filtro e microondas em um local mais reservado. Nesse caso, a copa está, de certa forma, escondida no armário. No decorrer do dia, se você não tiver tempo para mantê-la limpa basta fechar a porta. Esse projeto também atende um flat por ser uma solução para espaços pequenos;, explica Maria do Carmo.
Armário/Lavabo, projeto assinado por Fabíola Lopes e Cristina Farago
A arquiteta Fabíola Lopes esclarece: ;O ambiente mais recomendado para esse projeto é a suíte do casal. A intenção é retirar o lavatório do banheiro para ampliar a área de banho e vaso e ter a possibilidade, por exemplo, de incluir uma banheira ou, simplesmente, deixar a área do banho mais espaçosa. Outra vantagem para o casal é poder usar o lavatório e o banheiro simultaneamente com mais privacidade.;
Estúdio, projeto de Maria do Carmo Araujorge
;Num espaço de aproximadamente 34 metros quadrados, os móveis planejados aproveitam cada canto. Em apartamentos pequenos, esse tipo de móvel é a solução. Espelhos no armário para dar a ideia de amplitude do espaço, estantes em cantos do imóvel antes não aproveitados e, na sala, um móvel divide os ambientes sala/quarto;, diz a arquiteta.
Agradecimento às lojas Celmar e Finger