"Durante o período de quimioterapia, eu comecei a enjoar. Tinha náuseas, não podia sentir o cheiro de absolutamente nada e meu paladar mudou completamente. Nas primeiras semanas, não conseguia comer. Mas eu sabia que precisava mudar isso. Comecei a bolar algumas receitas. Uma delas era sopa de inhame, um tubérculo muito rico em vitaminas e minerais. Em vez de usar ingredientes fortes para temperar a sopa, como alho, cebola e salsinha, optava por utilizar azeite de oliva e sal. Muitas vezes, o simples fato de substituir um tempero por outro já torna a refeição saborosa."
O depoimento acima é de uma pessoa com câncer, relatando a rotina de quimioterapia. Mas não é um relato qualquer. É o de uma profissional que lida com alimentação, a banqueteira Sueli Cabral Duarte, que teve câncer de mama em 2004. E demonstra como a alimentação é importante durante a fase do tratamento.
O testemunho de Sueli faz parte da edição revisada do livro Comida que cuida ; mais cor no prato e na vida durante o tratamento de câncer, elaborado pela Sanofi-Aventis em parceria com nutricionistas e oncologistas brasileiros. A obra é uma espécie de guia de autoajuda alimentar, projetado especialmente para os que enfrentam o mal-estar causado pela quimio e pela radioterapia. Repleto de receitas, o volume é distribuído gratuitamente nos hospitais que tratam a doença. Também é possível baixá-lo em formato PDF no site da farmacêutica.
A nova tiragem ganhou um capítulo especialmente dedicado à dieta de crianças em tratamento, orientando os pais no preparo de refeições nutritivas e estimulantes do apetite. Portadoras de câncer de mama também foram contempladas com dicas de como controlar o peso sem descuidar da saúde. Outro destaque é o papel dos imunonutrientes presentes em alguns alimentos ; eles ajudam o organismo a aumentar suas defesas naturais, enfraquecidas pela medicação.
O livro conta com 60 novas receitas, algumas selecionadas especialmente para os pequenos, totalizando 103 sugestões de entradas, pratos principais, lanches e sobremesas ; todas acessíveis e fáceis de preparar. Há ainda um alerta para a importância de cuidar da saúde bucal, que tem grande influência no bem-estar e no paladar dos pacientes.
;A quimioterapia mata células doentes e saudáveis. As células boas, destruídas nesse processo, precisam ser refeitas. Os alimentos são matérias-primas para a recuperação do organismo. Sem uma dieta adequada, o paciente pode ter anemia, inflamação das mucosas, infecções;, explica Ricardo Caponero, oncologista-clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e consultor-geral da edição do livro.
Resultado do trabalho de um time multidisciplinar ; nutricionistas, oncologistas, oncopediatras, dentistas, designers e jornalista ;, o livro estreita os laços com o leitor graças a uma linguagem simples e acolhedora. As ilustrações são de Wesley Martinez, artista gráfico brasileiro radicado na Espanha. As inúmeras receitas e dicas do livro foram testadas e aprovadas por pacientes em tratamento no Hospital A.C Carmargo, em São Paulo.
SERVIÇO
A obra é disponibilizada gratuitamente para instituições de saúde com programas para pacientes com câncer. Basta acessar o site da empresa www.sanofi-aventis.com.br, preencher o formulário próprio e encaminhar o pedido. Para o público em geral, o livro está disponível para download no mesmo site.
Cada caso uma dieta
Dieta com poucos resíduos
Café da manhã: suco de frutas coado, café ou chá com açúcar e gelatina
Lanche: suco de frutas coado ou água de coco
Almoço: caldo de carne, de legumes ou de frango, suco de frutas coado e gelatina
Lanche da tarde: suco de frutas coado, café ou chá com açúcar e gelatina
Jantar: caldo de carne, de legumes ou de frango, suco de frutas coado e gelatina
Antes de dormir: suco de frutas coado ou água de coco
Dieta pobre em lactose
Café da manhã: leite com baixa lactose, com café, pão com margarina ou geleia, frutas e sucos em geral
Lanche: fruta ou iogurte
Almoço: carnes em geral, arroz, feijão, legumes, verduras, frutas ou doces sem leite
Lanche da tarde: vitamina de frutas com leite de baixa lactose, bolacha
Jantar: carnes em geral, arroz, feijão, legumes, verduras, frutas ou doces sem leite
Antes de dormir: mingau com leite com baixa lactose ou chá com torrada ou bolacha