Ela já não dá pode ser a profissional que apenas corta, lixa, tira cutículas e esmalta. As clientes querem informações de tendências, saber a cor que está em alta no exterior e que produto aquela celebridade da TV está usando.
Achou muito? Pois a manicure antenada precisa ainda saber aplicar adesivos e decorar as unhas. Paula Araújo, do salão Unha de Gata, sempre gostou de desenhar. Ela usa as unhas como telas e ali solta sua imaginação. Dona de um talento ímpar, desenha coisas minúsculas. ;Uma vez a cliente queria fazer uma homenagem ao marido. Com esmalte, fiz um coração, as alianças e escrevi o nome do marido dela na unha;, conta, orgulhosa do feito.
Paula também colore as mãos e pés com desenhos inimagináveis. Onças, tigres, xadrez, purpurinados, rendados; O que a cliente quiser, ela transforma em realidade com o esmalte. ;Essa coisa de desenhar florzinha já está muito fora de moda;, opina a manicure enquanto pinta a mão de uma jovem com mais uma de suas invenções: um esmalte dourado como base e, por cima, um flocado da mesma cor. O efeito é de carregar pedacinhos de ouro nas unhas.
Já no salão NaBahia, localizado em bairro nobre de São Paulo, a grande estrela é uma manicure de 70 anos, que há mais de 30 exerce a profissão. Maria Helena Soares tem a habilidade de criar qualquer cor usando a mistura de esmaltes. ;Sempre combinei as cores. As clientes chegavam aqui imaginando uma cor e eu fazia. Já criei esmalte beringela, com cor de melancia, amora e morango, por exemplo;, comenta.
Com o domínio dessa alquimia, a manicure acabou ficando conhecida. Agora, cria misturinhas próprias que são vendidas no salão por R$ 18 o frasco. ;Vou misturando. Não anoto nada. Um cor nunca é igual à outra;, explica.