seja no look ou na cultura, mulheres são especiais em todos os cantos, em todos os momentos e em todas as épocas. Na semana passada, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Há várias discussões a respeito sobre a origem da data. Alguns historiadores creditam as homenagens a 129 operárias que morreram queimadas quando protestavam por melhores condições de trabalho. O incêndio foi provocado pelos patrões em uma fábrica na cidade de Nova York, em 1857.
Entretanto, para alguns pesquisadores essa greve nunca existiu. A pesquisadora canadense Renée Côté publicou, em 1984, o resultado de uma pesquisa que durou dez anos, em arquivos da Europa, EUA e Canadá. Conforme a publicação, ela não encontrou vestígio da greve de 1857.
Apesar das controvérsias, as mulheres devem ser celebradas todos os dias, independentemente de qualquer manifestação político-social. O Brasil, conhecido pela diversidade cultural e pela miscegenação racial, foi o país escolhido por mulheres de diversos cantos do mundo para viverem temporária ou definitivamente. Trouxeram na bagagem detalhes dos países de origem. Afinal, identidade cultural e moda têm tudo a ver.
Tr;s chic
As francesas são conhecidas pela beleza e pelo charme natural, nunca perdem o estilo. Veja o look de Julie Dorioz, 26 anos. Ela trabalha na cooperação científica da Embaixada Francesa há seis meses. Para trabalhar, adota um visual descontraído. Combinação perfeita da bata cinza, cinto preto e saia branca. Deu um up no visual com a rasteirinha e o colar de pedras.
Elsa Marcesse, 26 anos, é assessora de missão da Embaixada da França. Esguia e elegante, veste calça preta, camisa azul com mangas 3/4 e sapatilha. Olha o coque à la française!
Muy guapas
A espanhola de Almería Ana Isabel Vargas, 37 anos, é professora do Instituto Cervantes. Está no Brasil há dois anos. ;Adoro os complementos, principalmente, os brincos de sementes do Brasil;, diz. Mas não deixa de lado os famosos xales espanhóis. O preto para noite e o branco para o dia a dia. Olha o vestido cinza com flores, da marca espanhola Flamenco Chic.
A estilista chilena María de Los Angeles Courbis ou Cici Courbis, como é conhecida, 37 anos, mora no Brasil desde pequena. Com português impecável, explica como concebeu sua coleção outono-inverno 2011, lançada recentemente. ;Me inspirei na vestimentas gregas.; Repare na regata cinza, no cinto com tachas, calça preta e sapatilha. E a pulseira azul marinho para dar um upgrade no visual.
Brasil-Oriente
As estudantes Aline Ioshie Lima Akamine, 20 anos, e Taynara Tiemi Ono, 21 anos, são brasileiras descendentes de japoneses. Deixaram a tradição de lado, não usam kimonos, e adotaram o jeans. Look perfeito para as universitárias.