Revista

Cabeça, tronco e músculos

Há limites na busca por um corpo sarado? Cresce, entre as mulheres, o uso de anabolizantes e também de substâncias lícitas, como os suplementos. A busca pela forma perfeita pode, no entanto, mudar características e causar problemas de saúde

postado em 17/03/2011 17:06

Rafael Campos

Deborah Secco, como Bruna Surfistinha: corpo esculpido virou sonho de consumo da mulherada

Como em todas as edições do Big Brother Brasil, a 11; veio lotada de musas. Mulheres de corpos esculpidos, marinados à beira da piscina em biquínis minúsculos. Uma delas, porém, abalou o pensamento ; se é que ele ainda existia ; de que as moças trazem as medidas perfeitas de berço ou apenas da academia. Maria Melilo, em conversa com as outras sisters, admitiu que faz uso de esteroides anabolizantes, substâncias à base de testosterona, ilegais para fins estéticos. Sua voz, bem grave, despertava suspeitas. Além de confirmá-las, ela expôs ainda os efeitos colaterais do uso.

;É muita testosterona, não menstruo mais faz tempo;, afirmou no programa. Maria confessou ainda que seu clitóris aumentou de tamanho, outra consequência do uso. Não há dados sobre a quantidade de mulheres que tomam anabolizantes, mas basta uma olhada mais atenta pelas academias, praias, ruas e revistas ; vide o carnaval de 2011- para ver que o padrão estético feminino, que já foi baseado em curvas, hoje é sustentado por músculos. E, para consegui-los, elas recorrem a qualquer artifício. Em última escala, aos anabolizantes.

A maioria, no entanto, quer conservar as características femininas. Em vez de um corpo bombado, querem definição muscular. É nessa onda que os suplementos alimentares ganham mais status. Seja qual for o objetivo da mulher, hipertrofia muscular, definição ou emagrecimento, eles podem auxiliar na dieta e trazer resultados satisfatórios. ;O que mais escuto no consultório é: quero ficar igual a Deborah Secco. Ela conseguiu um percentual de gordura baixíssimo, mas dentro de um padrão saudável, e mantendo as características femininas;, conta o nutricionista Vinícius Alencar, especialista em suplementação alimentar.
Apesar de terem a venda liberada, o consumo indiscriminado de suplementos pode trazer consequências graves ao corpo feminino. Mais do que isso, vários deles conseguem acelerar o processo de ganho de massa magra, o que leva muitas delas a perderem o controle diante dos resultados e malharem até ficar com características masculinas.

A Revista conversou com especialistas para entender melhor quais são as vantagens e desvantagens desses produtos. Também conversou com três delas, em estágios diferentes de treinamento, para ouvir seus relatos sobre como os suplementos alimentares se relacionam com a dieta e os exercícios.

Para não confundir

Anabolizantes ou esteroides androgênicos anabólicos
São hormônios sintéticos feitos a partir da testosterona, que garante traços característicos de crescimento muscular e androgênicos, ou seja, de caracteres sexuais masculinos. São indicados em casos de tratamento para reposição hormonal em homens, anemia, alguns tipos de câncer e atrofias musculares derivadas de algumas doenças ou acidentes. Sem prescrição médica, o uso é ilegal.

Suplementos alimentares
As vitaminas e os aminoácidos encontrados nos alimentos nem sempre são suficientes para suprir as necessidades diárias do corpo humano, especialmente naqueles que praticam atividades físicas. Os suplementos alimentares foram criados para garantir que esses itens pudessem ser repostos sem a necessidade da ingestão de comida. São concentrados de vitaminas, aminoácidos e até mesmo queimadores de gordura sintetizados a partir dos alimentos, na forma de pílulas e vendidos em farmácias e lojas especializadas.

Perigos reais

Maria Melilo, do BBB 11, admitiu o uso de anabolizantes: a voz grave é uma das consequências
A participante do Big Brother Maria Melilo não tem o corpo masculinizado. Apesar disso, sua voz é grave e ela já confessou outras consequências que os anabolizantes trouxeram ao seu corpo, como a hipertrofia do clitóris. Essas consequências são irreversíveis. De acordo com o endocrinologista João Lindolfo Borges, os problemas externos são ainda pequenos se comparados aos riscos trazidos a certos órgãos. ;Não existe nenhuma indicação de esteroides anabolizantes para o corpo feminino. Nelas, só foram analisados prejuízos, que vão desde o timbre da voz até falências hepáticas que podem originar um câncer.; Nos homens mais velhos, em alguns casos, eles são usados como repositores hormonais. O médico também garante que a aplicação, em mulheres, causa um aumento da agressividade, bem como alterações no ciclo menstrual, que podem levar à infertilidade.
O mais curioso, para o médico, é que essas substâncias são mais comuns entre aquelas com maior poder aquisitivo, que teoricamente teriam mais acesso às informações sobre os riscos. ;Elas sabem sim do perigo que estão correndo, mas a ditadura da beleza faz com que percam o medo;, arrisca um palpite. O educador físico Breno Martins diz que é perceptível nas academias o aumento do consumo de anabolizantes por mulheres. De acordo com ele, a despeito dos esclarecimentos, o apelo do corpo perfeito é superior ao medo. ;Há um aumento do consumo, principalmente entre as mulheres mais velhas, que têm o metabolismo mais lento. Elas se sentem obrigadas a estarem bonitas, como se isso fosse necessário para serem aceitas no meio social;, acredita.
Não há níveis seguros para o consumo de esteroides anabolizantes. ;É como uma roleta russa. É como perguntar quanto, por exemplo, de cocaína um usuário pode cheirar? Cada um tem seus limites;, afirma João Lindolfo Borges. Nas academias, quase sempre é perceptível quando uma mulher resolve se valer deles para conseguir resultados mais rápidos.
De acordo com o educador físico Marco Paulo de Paoli, ainda há aquelas que usam pouco, mas que a mudança na voz é rápida. ;Ser muito forte não é uma característica da mulher. O que foge muito do padrão pode se tornar perigoso. Saúde não é estética e estética não é saúde. A maioria das mulheres ainda quer ser sarada. E muitas que se tornaram bombadas, se arrependeram depois.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação