Revista

Atenção plena

Monge americano chega a Brasília para compartilhar os benefícios da meditação vipassana

postado em 01/04/2011 12:37

Monge americano chega a Brasília para compartilhar os benefícios da meditação vipassanaTudo na vida é associado ao tempo. Minutos podem ser decisivos na hora de salvar uma pessoa, vencer uma competição, garantir uma conquista. Como silenciar a mente diante de tamanha velocidade? ;As práticas de meditação levam o indivíduo a voltar-se para si e promovem o relaxamento, que é benéfico para a saúde;, garante o presidente da Sociedade Vipassana de Meditação, Régis Guimarães, 71 anos.

Para ele e outros praticantes, a meditação é o antídoto para o aumento do estresse e da depressão, típicos da sociedade moderna, caracterizada pelo excesso de informação e de expectativas, pela ansiedade e pelo desejo de consumir. Especialista na arte de silenciar a mente, o monge budista Bhante Yogavacara Rahula está em Brasília para ensinar ; em palestras e retiro ; como a prática da meditação vipassana pode ajudar na saúde e na vida.
O monge nasceu no sul da Califórnia em 1948. Cresceu com a cultura hippie e serviu o exército americano na guerra do Vietnã. Em 1975, ordenou-se como monge. Desde então, espalha os ensinamentos da meditação em todo o mundo. À Revista, ele antecipou um pouquinho dos benefícios da prática.

Como a prática da meditação vipassana pode influenciar na vida e na saúde das pessoas?
A meditação vipassana ajuda a manter a pessoa mais relaxada e ancorada no momento presente, atenta às suas próprias sensações e impulsos, antes de agir sob o seu efeito. Dessa forma, uma pessoa pode evitar reações prematuras e neuróticas, além de poder permanecer mais relaxada, reagindo mais habilmente às circunstâncias. Tudo isso ajudará a melhorar sua saúde física e mental.

Por que é importante meditar?

As pessoas querem fazer as coisas rapidamente, em função de sua cobiça por mais bens. É por isso que a meditação é importante: para que as pessoas possam desacelerar e estar mais conectadas com o momento presente, para se sentirem realmente vivas.

Quais os conselhos para quem quer iniciar a prática?
Não espere resultados rápidos ou miraculosos. Pratique a meditação regularmente, uma ou duas vezes por dia, e pratique a moderação em seus atos.

A longo prazo, a meditação pode influenciar nos fenômenos naturais?
A única coisa que ajudará a humanidade e a Terra em que vivemos é menos cobiça, menos raiva, menos egocentrismo. Isso pode ter uma influência positiva nos desastres ocasionados pelo homem. Talvez a razão para tantos terremotos atualmente seja todo o petróleo que está sendo sugado da Terra, causando um desequilíbrio na pressão do interior da Terra. Mas sempre haverá desastres naturais no mundo, porque o mundo físico é impermanente, está em constante mudança.

As tecnologias virtuais produzem a desumanização?
Automação e tecnologia excessivas podem tornar a mente embotada, diminuindo nossa consciência naturalmente vívida. Podem desconectar as pessoas da energia vital de seus corpos e da sua consciência. Podem fazer com que as pessoas ajam como zumbis.

Como atingir a plena atenção nos dias de hoje? A meditação é um caminho para o desapego?
A meditação vipassana permite que você veja a sua mente funcionar, permite que você veja como a mente é tomada por uma grande rede de hábitos danosos de cobiça e raiva e hábitos egocêntricos. Quando você vê como o apego traz sofrimento, você se torna menos apegado às coisas.

Quais são os valores essenciais para a vipassana?
Evite pensamentos, palavras e ações negativas, viva de maneira mais simples, ajude os outros, medite regularmente e desenvolva mais a plena atenção em sua vida cotidiana.

Saiba mais
A meditação vipassana é baseada na plena atenção à respiração. A palavra vipassana significa ver com clareza, enxergar cada ação, ficar atento a cada movimento e emoção. A vipassana vivencia cada experiência com clareza e precisão. Para chegar ao estado de plena atenção, é necessário percorrer quatro etapas. No primeiro momento, observa o físico, depois passa para a leitura das sensações, chega-se à observação dos estados mentais para, ao fim, enxergar os condicionamentos e as reações automáticas do corpo e mente. O objetivo é compreender como mente e corpo trabalham, é o estado de plena atenção.

Palestra
Meditação: felicidade e sofrimento
12 de abril, às 19h30.
Local: SGAN Quadra 909 F- Asa Norte
Mais informações sobre a palestra e o retiro: www.sociedadevipassana.org.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação